Espaço só deles

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    Se há alguns anos, homem cuidando da beleza era exceção, hoje raros são aqueles que não dão importância à aparência. O ditado “beleza não põe a mesa” pode até permanecer, mas um cuidadosinho não faz mal a ninguém. Prova disso é o aumento na procura (e oferta) de serviços exclusivos para eles. Confira a seguir as principais tendências masculinas e o que mais eles buscam

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    Por Silvane Alves Loro Fotos Divulgação

     

    Assim como as mulheres chegaram ao mercado de trabalho, antes visto como terreno masculino, os homens ocupam espaço outrora conhecido como tipicamente feminino: os salões de beleza. Há os que prefiram as barbearias, que surgem com um novo conceito de ambiente exclusivo para eles cuidarem da aparência, o que importa mesmo é fazer bonito. “E eles são exigentes”, garante Oséias Vicente de Souza, que, de olho neste mercado, inaugurou há pouco mais de um ano a Barbearia Ministro. Segundo ele, a procura por espaços masculinos de beleza não é tão recente quanto se imagina, porém, nos últimos anos é que se acentuou. Dentre os serviços mais procurados, segundo o profissional, estão corte de cabelo e barba. Na sequência vêm manicure e pedicure, que segundo Sandra Garcia, do Espaço Prime, já representa 20% do público total, principalmente entre homens com mais de 40 anos. “Cada faixa etária busca sanar uma necessidade específica. Temos desde o adolescente com problemas de acne, até homens de 45 anos que se preocupam com o envelhecimento ou querem acabar com o desconforto de fazer a barba todos os dias e optam pela depilação a laser, por exemplo”, explica Sandra. Conforme complementa Oséias, hoje, eles procuram renovar o visual de acordo com as necessidades do dia a dia, tanto em relação à profissão quanto ao meio social em que vivem. “Estar bem apresentável é a grande questão”, afirma.

     

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    O que é tendência
    Quando o assunto é barba, o aumento na procura se dá, principalmente, pelo fato de passar uma imagem mais séria, mais masculina. No entanto, este é um conceito relativamente novo, pois por muito tempo a barba era vista como desleixo do homem. Essa ideia de “falta de cuidado” se propagou principalmente na época do militarismo, em que era obrigatório que fosse bem aparada. Mas agora a barba já faz parte do visual. “Ajuda, inclusive, alguns homens a diminuírem o volume do rosto; a disfarçar a calvície; e, em outros casos, quando são muito jovens e estão numa posição maior na empresa, ou são os próprios empresários, passa uma aparência mais séria”, destaca Oséias, lembrando que também não é qualquer barba que pega bem, mas sim aquela bem aparada, bem desenhada. “Apesar do modismo, ainda existe diferença entre barba por fazer e barba bem cuidada”, brinca o profissional. 

    Já para os cabelos, o corte mais procurado é o undercut, com máquina na lateral e atrás e volume em cima. A ideia comporta inúmeras variações, combinando com diferentes tipos de cabelo. Adiantando uma novidade, Oséias destaca o corte que deve ser tendência nos próximos meses: o playmobil, inspirado nos anos 40, com risca lateral e acabamento certinho. Neste, para o visual ficar perfeito, o cabelo precisa ser cortado com frequência e modelado com gel e pente. “A maioria dos homens, cerca de 70%, vêm procurar uma ideia diferente, uma resposta para as suas necessidades”, diz. E, para sugerir algo mais assertivo com o estilo do cliente, Oséias leva em consideração suas características, formato do crânio, tipo do cabelo, altura, formato do rosto (com técnicas de visagismo), além de conhecer sua rotina em relação à profissão e ao círculo social que frequenta. “É preciso avaliar como ele precisa se apresentar, o que quer falar, o que pretende expressar para quem o vê de fora”, explica.

     

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    Em alta
    Na parte estética, Sandra Garcia afirma que a cada dia o preconceito dos homens procurando estes serviços tem diminuído e, consequentemente, aumentado a procura, principalmente por limpeza de pele, botox, tratamento para acne, design de sobrancelha e depilação a laser, “que são superprocurados pelos homens”, afirma. Além destes, há ainda os tratamentos para gordura localizada e estrias, como o carboxterapia e a intradermoterapia, e para flacidez a radiofrequência. “Hoje, os homens buscam cuidar de si em um ambiente agradável e com privacidade. A maioria não se sente a vontade em ambientes femininos, prefere ambientes discretos”, finaliza a empresária.
    Com cada vez mais espaços dispostos a oferecer estes diferenciais, acabou a desculpa: é hora de cuidar-se e fazer bonito, seja qual for o estilo. n

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