Gostoso que faz bem

    774
    0
    COMPARTILHE

    Os frutos do mar, além de saborosos são de extrema importância para a boa manutenção da saúde do organismo humano. Deles são absorvidas vitaminas fundamentais para garantir uma vida saudável sem abrir mão da boa mesa

     

    gastro01

     

    Por Silvane Alves dos Santos Fotos Pablo Teixeira

     

     

    gastro05

     

    Indiferente da ocasião, frutos do mar revelam-se excelentes alternativas de pratos saborosos e, o melhor, saudáveis. São eles que, segundo a nutricionista Juliana Bortolon, previnem doenças cardiovasculares, diminuem o nível de colesterol e a ansiedade, além de ativarem a memória.

     

    O consumo de frutos do mar também diminui o risco de doenças coronárias e arteriosclerose; atua na manutenção do peso ideal, através do controle do apetite; no processo das inflamações; controle da pressão alta; e diminuição da agregação plaquetária. Além disso, frutos do mar são fontes de proteínas de elevado conteúdo nutritivo que contribuem com o processo de digestão; são fontes de vitaminas (A, E, D e niacina), micronutrientes (ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, potássio, flúor, selênio, manganês e cobalto), vitamina B12; e ácidos graxos essenciais, conhecidos como ômega-3.

    Quanto ao modo de preparo, a nutricionista alerta: é preferível fazer estas combinações assadas, grelhadas ou cozidas, pois na fritura podem perder a maior parte dos benefícios. “O método de preparo deve evitar a utilização de gorduras saturadas e trans. O melhor é optar pelo cozimento no forno ou na grelha. Assim ele mantém mais os seus nutrientes”, explica Juliana. Além disso, é preciso ficar atento à compra do produto, para que sejam frescos e de boa qualidade.

     

    Camarão no abacaxi

     gastro02
    O primeiro prato vem do restaurante Villa Pescara: “camarão no abacaxi”. Desenvolvido pela cheff de cozinha Vera Butzen da Costa, o camarão no abacaxi leva apenas 15 minutos para ficar pronto e serve uma pessoa. Para prepará-lo, utilizam-se camarões refogados imersos em um molho feito com creme de leite, molho branco e molho sugo. No abacaxi, coloca-se o arroz e em cima o molho, acrescenta-se o queijo ralado e leva-se ao fogo para gratinar. Para acompanhar, pode-se aceitar o tradicional chope ou um vinho branco.

    Outra sugestão do restaurante é a “Ostra in natura”. Aberta na hora e servida in natura, a ostra é temperada com limão e manjericão e serve até quatro pessoas. Destaque ainda para a casquinha de lagosta; vieiras ao molho bechamel; chapa de frutos do mar (peixe grelhado, marisco, camarão, lula, polvo, cenoura, brócolis, couve-flor, batata-salsa, azeitona, vagem e cogumelo); ostra Villa Pescara (ostras gratinadas recheadas com manga, gengibre, cebolinha verde e queijo ralado); ou pratos como a moqueca da Villa, com peixe branco, camarão, vieiras, ostras, cebola, tomate e pimentão, azeite de dendê e leite de coco. Opções para os mais diferenciados gostos.

     

    Prato da casa

    gastro03

    Leonardo Calixto, gerente do restaurante Al Mare, de Barra Velha, apresentou à Premier o “Prato da casa”, segundo ele, um dos mais pedidos pelos clientes. São dois tipos de peixe que podem ser escolhidos entre o congrio chileno, o robalo, o linguado ou o salmão. Como acompanhamento: casquinhas de siri, camarão à milanesa soltinho, arroz à grega, bananas à milanesa, molho de camarão, pirão e batata fritas. “Um prato completo”, garante o gerente.

    Entre outros destaques da casa estão: peixe crocante (peixe recheado com palmito e queijo, envolto no sucrilhos); república dos camarões (refogado de camarão com nata, alho, alcaparras e champignon); espaguete Al Mare (espaguete com polvo, marisco, camarão, molho branco, lula e especiarias); frutos do mar à portuguesa (com polvo, lula, camarão, mariscos, tomate, cebola, pimentões, batatas, azeitonas, ovos e azeite); peixe à cantábria (congrio, salmão ou linguado sob um molho de camarão com palmito, ladeado por um purê de batatas, molho branco, queijo parmesão e gratinado no forno).

    Além destes, a casa incorporou recentemente outro prato, o linguado à romana. Feito para o festival Gastronômico, onde foi 1º colocado no número de pratos vendidos.

     

     

    Mix de frutos do mar

    gastro04

    Neste prato, os chefes Gabriel Hansen Marcatto e Caueh Hansen Marcatto, sócios proprietários do Butiá Bar e Cia, de Barra Velha, prepararam camarão rosa ao bafo, isca de linguado, lula provençal e ostra gratinada. O mix de frutos do mar leva de 10 a 15 minutos para ficar pronto e para prepará-lo é fácil: o camarão rosa é feito ao bafo, com pouca água. Esta água, no entanto, é temperada para dar sabor ao alimento. A isca de linguado é empanada em farinha de trigo e farinha de rosca, depois frita; a lula provençal é cortada em anéis, salteada com cebola, tomate, azeite de oliva, temperada com molho pesto e flambada no conhaque; e a ostra é gratinada com queijo bechamel e queijo parmesão. Além deste prato, a casa oferece Robalo a la belle meuniere (Robalo chapeado e finalizado no forno, regado de camarão, lula em anéis, champions e alcaparras, guarnecido de legumes assados, batata rústica e arroz branco); lagosta gratinada (lagosta grelhada coberta com molho bechamel e champignon e gratinada com queijo parmesão, guarnecida de legumes assados, batata rústica e arroz branco); linguado ao molho de natas e alcaparras (grelhado, servido ao molho cremoso de natas e alcaparras, guarnecida de legumes assados, batata rústica e arroz branco). Bon appetit!n

    сайт отзывовapple аксессуарылобановский александр харьков классраспродажа планшетовпоисковая оптимизация сайта ценараскрутка англоязычного сайташкольное образование в израилеоптимизация сайта под googleавтономное пуско зарядное

    COMPARTILHE
    Artigo anteriorPronta para o verão
    Próximo artigoEstrela de duas rodas

    Sem comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    *