O belo & funcional em prol do conforto

    892
    0
    COMPARTILHE

    Schirley Quandt aceitou o desafio de aumentar espaços dentro de um apartamento e fazer com que os clientes se sentissem em “casa”

    arqui01

     

    Por Marcela Mayrinck  Fotos Pablo Teixeira

     

    Fazer de um apartamento de 150 metros quadrados um lugar espaçoso como uma casa foi um dos principais desafios da arquiteta, que usou e abusou de armários e estantes sob medida para cumprir aquilo que os clientes almejavam. Aliando a funcionalidade e praticidade à estética, o projeto foi voltado também para a questão da sustentabilidade.
    Utilizou-se soluções com o intuito de evitar o desperdício durante e após a obra. O piso e revestimentos de paredes originais, além de neutros e novos, não foram trocados por serem do gosto dos proprietários. Houve também uma preocupação com a redução de necessidade do uso de energia elétrica, de forma que 90% da iluminação é em led, impactando positivamente no consumo. Novos circuitos foram criados, possibilitando a criação de vários cenários.

    arqui06
    O estilo é clean e contemporâneo. Schirley lançou mão de materiais leves, como vidro, cristal e espelho para que a iluminação natural alcançasse a sala de estar. A privacidade do ambiente fica por conta das cortinas.

    O imóvel de três suítes, salas de jantar e estar, lavabo, sacada incorporada à área social, cozinha, dependência de empregada e área técnica ganhou integração total entre a zona de lazer (churrasqueira), cozinha e sala de jantar, através da qual foi possível proporcionar aos moradores uma interação harmoniosa.  Dessa forma a cozinha foi ampliada, e seus aparelhos, como cooktop, forno, geladeira e armários se encaixaram perfeitamente no ambiente. A ligação entre a churrasqueira e área social se dá através da sanca e a bancada da churrasqueira conta com uma mesa suspensa para pequenas refeições.

     

    arqui02

     

    Luzes pra que te quero
    “A iluminação é primordial na concepção de um ambiente, conferindo amplitude, conforto e equilíbrio”, defende a arquiteta, completando que a luz traz vida ao espaço e acentua sua estética: “Esta parte sempre deveria estar inserida nos projetos de arquitetura, levando-se em consideração que no decorrer do dia a luz se modifica, produzindo diversos efeitos visuais”. Por esse motivo, ela investiu em todos os cômodos, começando pela área social, onde cada espaço recebeu um determinado tipo de iluminação, de acordo com o uso. Na sala de jantar foi adicionado um pendente de cristal sobre a mesa de tampo de vidro. A escolha do material deixou o ambiente leve e permitiu maior passagem de luz natural para a sala de estar. A profissional posicionou a luminária em uma determinada altura que impede tanto a criação de áreas de sombreamento sobre a mesa quanto o ofuscamento para quem está sentado.

    arqui05

    Em grande parte dos ambientes a iluminação apresenta duas funções: geral (luminária central de sobrepor), proporcionando uma visão global do espaço; e pontual, focando os espaços para leitura ou de destaque de objetos de arte.

    arqui03
    Com exceção dos lustres da sala de jantar, do lavabo e da luminária de sobrepor na sala de estar, todas as demais luminárias utilizadas são do sistema de embutir. “Procurei enfatizar a função da luz e não a luminária. O importante é ver o quê e de que forma a luz ilumina, e não a sua fonte”, explica Schirley.

    Nos ambientes onde se requer maior intensidade de luz devido às atividades desenvolvidas, como toaletes, lavanderia, cozinha, área técnica e corredores, foi utilizada a luz branca (alta temperatura de cor).

    arqui04

    Nos demais recintos usou-se luz pontual para atender as diversas funções, como leitura – no escritório, bancada de trabalho, cabeceiras de cama, em frente às portas dos armários, sofá, mesa de jantar e bancada da churrasqueira -, assim como para destacar objetos e criar cenários. A iluminação cênica também ganhou vez com fitas led na sanca da churrasqueira e na luminária do hall de entrada.

     

    Fornecedores

     

    ADM Refrigeração Ltda.
    Rua Iririú, 1080, sala 01.
    (47) 3028 7074

     

    Beta Ind. e Com. de Acrílicos Ltda.
    Rua Guilherme Boldt, 124, galpão A2.
    (47) 3027 7744

     

    Box Auto Center Ltda.
    Rua Guilherme, 591.
    (47) 3423  3650

     

    Cantos & Encantos
    Alameda Rolf Colin, 109, salas 6 e 7.
    Parco Perini
    (47) 3233 7558

     

    Marmoraria Trevo
    Rua José Vieira, 2.400.
    (47) 3472 0101

     

    Parson Móveis
    Rua Ottokar Doerffel, 1.560.
    (47) 3454 1109

     

    Mondini  Churrasqueiras
    Rua Valmor Harger, 402.
    (47) 3467 9047

     

    Philuz Iluminação
    Alameda Rolf Colin, 680.
    (47) 3801 3380

     

    S2 Estúdio de Engenharia e Arquitetura

    arqui07

     

    Formada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Arquitetura e Urbanismo pela Sociesc, Schirley 
    da Silva Quandt atua em projetos arquitetônicos residenciais, religiosos e corporativos, incluindo projetos de iluminação, em Joinville e região.
    S2 Estudio de Engenharia e Arquitetura
    Rua Guilherme 591.
    (47) 9151 9377 / 3026 5144.

    написать отзывалександр лобановскийнародны банк казахстанакакой нуженразработка сайтов уфаплатные каталоги сайтовбластерыкистьаргонно дуговой

    Sem comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    *