O charme dos charutos

    1480
    0
    COMPARTILHE

    cuban cigar and cognac on wood background

    Muito além de apenas um fumo, o charuto reúne amigos, envolve um contexto gastronômico e remete ao glamour

     

    Por Marcela Mayrinck  Fotos  Pablo Teixeira e Divulgação

     

    Diferentes do cigarro, cujos consumidores são vistos diariamente nas ruas, o charuto é o queridinho de um seleto grupo de apreciadores. Não é de se espantar que poucas pessoas gostem e mantenham o hábito de fumá-lo, pois ele não se resume somente a fumar, é cercado por um ritual que envolve sua história, cultura e alto investimento financeiro.

    É em encontros de amigos que todos os detalhados passos para acender um charuto são executados naturalmente e com esmero. O primeiro ponto importante para aproveitar tudo que ele tem a oferecer é o tempo. Este tipo de fumo não foi feito para ser consumido às pressas, em primeiro lugar devido ao seu tamanho – os melhores chegam a medir até 19 centímetros – e também pelo contexto no qual é encaixado: jantar, bate-papo e degustação de bebidas. Portanto, a ocasião ideal para isso seria uma reunião amistosa. Foi com esse intuito que, há 10 anos, o empresário Cristiano Watzko decidiu criar em Joinville o Clube do Charuto, que hoje já é conhecido em toda a cidade e agrega “charuteiros” uma vez por mês para curtir seu hobby em um ambiente apropriado. Tudo começou quando Cristiano abriu um empório no Mercado Público, onde comercializava o charuto. A grande procura pela mercadoria resultou na confraria que dura até os dias de hoje.

     

    merca03

    Cristiano Watzko, apreciador assíduo de charutos

    A paixão pelo artigo, muitas vezes considerado de luxo, veio na faculdade. “Me apaixonei pelo charuto pelo fato de não se tragar, mas sim, degustar o sabor de suas folhas”, diz o empresário. O charuto já faz parte da vida de Cristiano, que saboreia pelo menos um por semana e explica que este fumo está diretamente ligado à gastronomia: “Leva-se horas para degustar um charuto, e em nosso encontro prezamos pelas companhias, troca de ideias e um belo jantar que antecede a fumaceira”. Quanto ao ritual, alega que já começa no momento de comprar a caixa, pois todas têm roupagem especial em variadas opções, o que atrai o usuário logo no início. Outro passo é o conhecimento do processo de produção, um dos assuntos preferidos do Clube do Charuto. Segundo o empresário, pode ser fabricado em diferentes tipos de clima, terra e locais, o que possibilita a variedade de sabores. 

    “Muitas pessoas gostam de degustar após as refeições, nos finais de semana, quando estão com mais tempo e querem relaxar”, afirma Cristiano, que inclui na lista dos rituais a maneira de cortar o fumo, que deve ser com cortador exclusivo, a uma distância de dois a três milímetros a partir de sua ponta. Caso este corte seja maior, a capa começa a soltar, desmanchando-o. Por isso, todo cuidado é pouco. Em seguida vem o processo de acendimento, que é realizado com o maçarico ou na própria madeira que forra a caixa. Nada de velas, fósforos ou isqueiros, pois podem afetar o gosto do tabaco. Para completar, detalhes como manuseio correto, cinzeiro adequado – não pode ser dos mais modernos, pois sujam facilmente e não seguram bem o charuto – e umidade dentro da embalagem também são importantes para que tudo corra bem.

     

    merca02

    Para experimentar essas folhas é bom estar atento à qualidade e aos preços. Os famosos cubanos, dentre os quais o Cohiba Behike 56, que é um dos favoritos de Cristiano, podem sair a R$ 1.893 a caixa com 10 unidades. Outro queridinho do empresário é o Camacho Corojo Maduro Churchill, cujo valor da caixa com 20 não fica muito diferente do Cohiba. Por esse motivo a arte de fumar charuto é restrita a alguns grupos por ser ainda considerada uma prática glamorosa no Brasil, pois além do ritual citado acima, envolve figurino e local apropriados. E tudo isso, claro, com alta gastronomia e regado com bebidas de primeira linha.

     

    Veja a seguir a lista dos melhores charutos, eleitos por fumantes do mundo inteiro através do site oficial www.charutos.com.br:

     

     

    merca04

    чемпионат европыпродвижение сайтов воронежBroker MFX отзовиксоздание и продвижение сайта ценысайты турагенствРаскрутка в интернетеshipment eventкомиксов

    COMPARTILHE
    Artigo anteriorDançando para o mundo
    Próximo artigoDesign Lúdico

    Sem comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    *