Apelo popular para a leitura

Apelo popular para a leitura

A 14ª edição da Feira do Livro de Joinville ocorre de 8 a 18 de junho, com vasta programação voltada para o público pop e para formação de novos leitores.

825
0
COMPARTILHE

A 14ª edição da Feira do Livro está se aproximando. Programado para os dias 8 a 18 de junho, o evento traz nomes de peso para sua grade de atrações. Entre os destaques, está o ator, diretor e escritor Lázaro Ramos, que estará presente nos dias 12 e 13 de junho. Sua produção literária, até agora voltada para o público infanto-juvenil, será este ano expandida para os leitores adultos. Para as crianças, escreveu Paparutas, Caderno de Rimas de João e A Velha Sentada.

Um dos principais nomes da literatura infanto-juvenil atual, a escritora Paula Pimenta também já tem data para desembarcar: 10 de junho, quando ela terá um encontro com os leitores e uma sessão de autógrafos.  Entre as obras de maior destaque de Paula estão as séries de livros “Fazendo o Meu Filme” e “Minha Vida Fora de Série” — ambas em negociação para ganhar adaptação para o cinema e a TV.

Quem também marca presença no evento no dia 16 de junho é o dramaturgo e roteirista da Rede Globo Walcyr Carrasco, ganhador do Emmy Internacional com Verdades Secretas. Embora não seja tão reconhecido como autor de livros, Walcyr tem de 50 obras publicados, entre romances, crônicas e obras infanto-juvenis de muito sucesso, desde a década de 80.

Abordando a “Economia em tempos de crise política”, a jornalista Miriam Leitão ministra palestra na Feira no dia 10 de junho, seguida de uma sessão de autógrafos. Em mais de 40 anos de atuação, Miriam focou sua carreira na área econômica, sendo colunista do Jornal O Globo, comentarista da Rede Globo e apresentadora da Globo News. É autora de sete livros, premiada na área de não-ficção, além de possuir títulos voltados para o público infantil.

Outra presença confirmada nesta edição da Feira no dia 9 de junho é a poetisa, romancista e ensaísta Conceição Evaristo. Um dos principais nomes da literatura brasileira, Conceição impressiona e comprova que é possível conseguir o que ser quer. Para concluir a faculdade de Letras, trabalhou como empregada doméstica, babá e entregadora de jornais. Hoje, é mestra em Literatura, pela PUC/RJ, e doutora em Literatura Comparada, pela UFF (Universidade Federal Fluminense).

Ao todo, serão 30 autores que debaterão artes, literatura e tecnologia. Convidados ligados à gastronomia, cosplay, youtubers, concurso literário e encontro de robótica, além dos habituais estandes de editoras, oficinas e apresentações artísticas, farão da feira também um evento de entretenimento de grande apelo.

Evento pop

A lista de convidados recheada de estrelas não é por acaso. O objetivo da organização do evento foi construir uma programação vasta, variada e, acima de tudo, pop, tendo como foco um público diversificado e a formação de novos leitores.

Para tornar o projeto realidade, o aporte financeiro foi substancialmente maior do que em 2016. Neste ano, o evento foi aprovado na Lei Rouanet e, com duas empresas apoiadoras, conseguiu acessar inclusive os recursos do ano passado que ficaram retidos porque o índice mínimo de patrocínio (20%) não foi alcançado. Já os recursos do Simdec, que não vieram em 2016, foram essenciais para concretizar a vinda das atrações.

Com o tema “Artes, Literatura e Tecnologia”, o evento ocorre de 8 a 18 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville/SC reunindo autores regionais e nacionais, espetáculos culturais, concursos, seminário, oficinas, vendas de livros, sessões de autógrafos, encontros e bate-papos com convidados muito especiais.

E o melhor, toda a programação com entrada gratuita. “Estamos sempre comprometidos em oferecer um ambiente cada vez mais interativo, acolhedor, atraente e funcional para o público que visita a Feira e trabalhamos para que esta edição seja a melhor de todas”, diz Sueli Brandão, criadora da Feira do Livro de Joinville.

A voz dos autores

O que os convidados esperam do evento

Lazaro Ramos
Foto: Aline Arruda

Lázaro Ramos

Um dos autores mais conhecidos pelo público, o ator Lázaro Ramos vem ao evento para um encontro com os leitores na sessão de autógrafos “Minha trajetória como leitor, escritor e ator”. Sua produção literária, até agora voltada para o público infanto-juvenil, será este ano expandida para os leitores adultos com o lançamento do livro “Na Minha Pele”.

“Eu tenho a melhor expectativa possível em participar da feira de Joinville. Adoro ir à feiras literárias e já tinha ouvido falar da feira de vocês por meio de outros amigos escritores. Portanto, posso dizer que estou muito ansioso para chegar aí. Principalmente porque eu aprendo muito quando encontro com o público e posso falar das obras escritas. E devo ressaltar que será um ano bonito para mim como escritor, pois vou poder falar do meu primeiro livro adulto, Na Minha Pele, e do meu livro infantil mais recente: Cadernos de Rimas do João. Então acredito que será um exercício de como dialogar as narrativas criativas no livro e um privilégio poder estar com o público catarinense falando de literatura, que é algo que estou encantado por ser um lado novo em meu exercício de vida”.

Paula Pimenta

Rainha da literatura infantojuvenil brasileira, a escritora Paula Pimenta fará uma sessão de autógrafos com distribuição de senhas duas horas antes. O cuidado é para garantir que o grande número de fãs tenha acesso a escritora , já que na última Feira do Livro de Jaraguá os fãs começaram a chegar às 5 horas da manhã para garantir lugar na fila.

“A Feira do Livro de Joinville sempre é muito bem organizada e todas as vezes que participei fui muito bem recebida. Além disso, é muito dinâmica, com certeza agrada a todos os públicos! Estou muito animada em participar do eventos, pois sempre que participo meus leitores já me perguntam se irei voltar na próxima edição! Então, desde que ficaram sabendo que eu participaria novamente este ano, estão me escrevendo pra contar que estão muito ansiosos! Eu também estou ansiosa! Não vejo a hora de rever os antigos leitores e de conhecer os novos! Fico feliz a cada vez que recebo o convite, pois os leitores de Joinville tem um carinho muito grande comigo. Além disso, a organização do evento também me recebe superbem, já me sinto em casa!

Jura Arruda

Ocupando o espaço privilegiado destinado aos autores locais, o escritor, dramaturgo e roteirista Jura Arruda participa mais uma vez da Feira do Livro no dia 8 de junho, com a palestra “Toda palavra inicia uma história”.

“A Feira do Livro é um evento do qual Joinville não pode prescindir. O livro ainda é o meio mais importante de transformação em uma sociedade, esteja ele no papel, em arquivo digital ou em áudio. Todos os setores da cidade ganham com esse evento. Para este ano, minhas expectativas são as melhores possíveis. Depois de um período de dificuldades, o Instituto da Cultura e Educação, conseguiu bons investimentos para a Feira de 2017. Vai poder melhorar sua estrutura e trazer grandes nomes. A mudança para o mês de junho também é muito positiva, pelo clima mais ameno e por dar tempo de os professores trabalharem com seus alunos os autores que virão a Joinville”.

Destaques da Feira do Livro 2017

Uma das novidades desta edição ligadas ao tema, mais especificamente ao quesito tecnologia, será o Game Jam sobre Monteiro Lobato, com lançamento e inscrições no dia 10 de junho, na Feira. O Game Jam é um encontro no qual desenvolvedores de jogos e interessados no assunto reúnem-se em um local específico, formam grupos e, cada grupo, colabora na criação de um jogo em um período de tempo que varia de 12 horas a alguns dias, a partir de um tema comum que é conhecido apenas no início da competição.

Outro destaque desta edição será a programação do dia 11, domingo, em que haverá um grande encontro dos profissionais e fãs das HQs. Cartunistas, quadrinistas e ilustradores como Alexandre Beck, Paulo Kielwagen, Vanessa Bencz, Fernanda Sponchiado, Débora Dias, Rodrigo Tramonte, Aldo Anjos, Dimitri, Antonio Eder, Justiceiro Joceli, Rogerio Coelho, Brian Hagemman e Chico Lam farão parte da programação de oficinas, bate-papos e sessões de autógrafos em que o mundo das histórias em quadrinhos será a tônica. Para coroar essa reunião está programado um desfile de Cosplays.

Já para quem é escritor independente em Santa Catarina e está no mercado em busca de seu lugar ao sol, a Feira do Livro traz uma boa notícia: o evento vai contar com o Espaço Independente. Nele, os autores podem divulgar seus livros, mesmo se a editora não estiver participando da Feira.

Por último, o Seminário Catarinense de Educadores e Mediadores de Leitura, que será realizado de 11 a 13 de junho e oferecido gratuitamente aos professores, mediadores de leitura e educadores em geral, com certificado e carga horário de 20 horas, tem como objetivos a reflexão e discussão em torno de questões relevantes da educação e da leitura, a experiência prática no aproveitamento da leitura literária em sala de aula e em bibliotecas, a fruição estética pela participação em espetáculos baseados na leitura, e o contato com grande variedade de obras literárias e relativas à educação, no ambiente da Feira do Livro. A programação do Seminário conta com palestras, oficinas, mesa redonda e debates com algumas das atrações convidadas da Feira.

Atrações confirmadas

André Neves – Ilustrador e Autor de Livros Infantis

Andreia Evaristo – Escritora e Cronista no Jornal A Notícia

Antonieta Cunha – Escritora e Educadora

Antônio Prata – Escritor, Cronista e Roteirista

Beatriz Myrrha – Contadora de Histórias, Musicista e Escritora

Bia Bedran – Cantora, Compositora de Músicas Infantis e Atriz

Chico Lam – Criador do “Menino Caranguejo”

Conceição Evaristo – Poetisa e Escritora

Cris Guerra – Publicitária, Blogueira e Escritora

Cristino Wapichana – Escritor de Literatura Indígena

Daniela Moura – Autora e Ilustradora de Livros Infantis

Donald Malschitzky – Escritor e Cronista

Jaqueline Conte – Jornalista e Escritora de Literatura Infantil

Jura Arruda – Escritor, Dramaturgo e Roteirista

Lázaro Ramos – Ator Global e Escritor de Livros Infantis

Leo Fraiman – Escritor e Psicoterapeuta

Luiz Bras – Crítico Literário e Escritor

Marisa Lajolo – Pesquisadora e Autora de Literatura Juvenil

Melina Souza – Criadora do site e canal Serendipity

Milton Maciel – Astrólogo e Escritor

Miriam Leitão – Economista e Apresentadora no Canal Globo News

Pam Gonçalves – Booktuber e Escritora

Paula Pimenta – Escritora, Autora de “Minha Vida Fora De Série”

Raphael Montes – Escritor de Literatura Policial

Rogério Coelho – Ilustrador e Autor de Livros de Imagem

Rosana Rios – Escritora, Ilustradora e Roteirista

Sueli Cagnetti – Professora, Pesquisadora e Crítica Literária

Valério Mattos – Escritor Infantil, Desenhista e Caricaturista

Walcyr Carrasco – Escritor e Autor “Verdades Secretas”

Zack Magiezi – Poeta, Criador do Estranheirismos

Serviço

O que: 14ª Feira do Livro de Joinville – Tema: Artes, Literatura e Tecnologia

Quando: 8 a 18 de junho/2017

Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa – Centreventos Cau Hansen – Joinville/SC

Quanto: Entrada Gratuita

Mais informações: facebook.com/feiradolivrojoinville | feiradolivrojoinville.com.br/2017

купить джинсы для мальчика

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*