Apetite Vegano

Apetite Vegano

223
0
COMPARTILHE

A Sociedade Vegetariana Brasileira estima que cinco milhões de brasileiros já pratiquem o veganismo. Dados como esse comprovam que a prática de não consumo de carne e alimentos de origem animal é cada vez mais crescente. No entanto, encontrar opções variadas de cardápios veganos nem sempre é fácil, ainda mais quando a ideia é servir os pratos em casa.

Para quem busca alternativas gostosas, saudáveis e totalmente veganas, a seção de gastronomia da Premier dessa edição traz diversos pratos práticos e saborosos, incluindo uma sugestão do restaurante Urban Garden Alimentação Consciente aqui de Joinville. Confira!

Happy Hour Vegano

 Para quem pensa em reunir os amigos e saborear um happy hour vegano, a chef Julia Guedes, autora do livro Herbivoraz (Editora Alaúde) e criadora do blog de mesmo nome, dá a receita de um petisco super fácil de fazer e ainda inclui um drink de vinho para acompanhar:

Crostini com patê de mandioquinha, tomate seco e rúcula

Ingredientes:

6 fatias de pão

1 xícara de grão-de-bicocozido

1 xícara de mandioquinhacozida

Suco de ½ limão

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de açafrão-da-terra em pó

Sal a gosto

Pimenta-do-reino moída agosto

Folhas de rúcula a gosto

½ xícara de tomate seco

Modo de preparo: Primeiro, leve o pão ao forno para tostar levemente.  Enquanto isso, coloque o grão-de-bico, a mandioquinha, o limão, o azeite e o açafrão no processador e bata até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Depois, retire o pão do forno e passe o patê nas fatias. Coloque folhas de rúcula e tomate seco por cima. Sirva imediatamente.

 Rendimento: três porções.

 

Drink: Portônica

Ingredientes:

1 xícara de vinho do Porto

1 limão cortado em rodelas

1 lata de água tônica

Gelo para servir

Modo de preparo: Divida o vinho do Porto entre quatro taças. Coloque uma rodela de limão em cada taça ecomplete com água tônica. Finalize com bastante gelo e sirva imediatamente.

Rendimento: dois copos.

 

Opção Funcional

Como alternativa saudável, sem glúten, lactose e açúcar refinado, a chef Desiree Maistro, do curso de gastronomia do Centro Europeu de Curitiba/PR, dá a receita exclusiva da torta vegana de palmito com massa de grão de bico. Além de saboroso, o preparo é 100% funcional!

Torta de Palmito com Massa de Grão de Bico

Ingredientes:

Massa:

2 xícaras de grão de bico cozido

2 colheres de sopa de óleo vegetal

1 colher de chá de sal

Recheio:

2 vidros de palmito em conserva

¼ de xícara de azeitonas picadas

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de óleo de milho

3 colheres de biomassa de banana verde

3 colheres de extrato de tomate

Sal e pimenta a gosto

Tomates cereja para decorar

Modo de preparo:

Massa: Em um processador ou mixer bata todos os ingredientes da massa até formar uma pasta grossa e homogênea. Se necessário, acrescente um pouco de água para ajudar o processador a triturar, cerca de ¼ de xícara. Unte uma forma de fundo removível de aproximadamente 25cm e forre o fundo e a lateral. Leve ao forno pré-aquecido a 20ºC por 10 minutos. Enquanto a massa estiver assando, prepare o recheio.

Recheio: Em uma panela grande, refogue a cebola no óleo até ficar translúcida e acrescente o alho na sequência. Na sequência, adicione o palmito picado e as azeitonas, misture bem e agregue o extrato de tomate. Deixe cozinhar um pouco e acrescente a biomassa. Mexa bem até atingir um recheio cremoso. Se necessário coloque mais biomassa. Acerte o sal e a pimenta e desligue. Por último, transfira o recheio para a massa já assada. Espalhe bem e finalize com os tomatinhos laminados.

Rendimento: porção para duas pessoas.

Dica da Chef: Caso não tenha biomassa, engrosse o recheio com duas colheres de amido de milho com ½ copo de água. Coloque na mistura após o extrato, mexendo bem até que o recheio fique cremoso.

 

Alternativa joinvilense

Inaugurado em meados do ano passado, o restaurante Urban Garden chegou a Joinville com a proposta de oferecer uma alimentação saudável e consciente, voltada para quem se preocupa com a qualidade e a procedência dos ingredientes e pratos consumidos. Todo o cardápio é voltado para esse conceito de saúde, mas entre as opções oferecidas o local reserva diariamente uma alternativa vegana. Entre elas, a proprietária da casa Clarisse destaca o Yakissoba Urban, que é servido uma vez ao mês como prato do dia. A receita é muito fácil e tem como entrada a pasta de húmus de grão-de-bico.

Yakissoba Vegano Urban

Ingredientes:

1 pacote de macarrão Soba

1 pacote de mix de legumes – cenoura, brócolis, acelga, repolho roxo

Molho Shoyo a gosto

Amaranto (para engrossar)

Sal a gosto

1 pitada de óleo de gergelim

1 pitada de gengibre ralado

Modo de preparo: Coloque água quente em uma panela e aqueça até ferver. Acrescente o macarrão e cozinhe-o por sete minutos. Enquanto isso, refogue os legumes no molho Shoyo, acrescente o sal, o óleo de gergelim e o gengibre e misture. Adicione o amaranto e mexa até engrossar o caldo. Por último, escorra o macarrão, acrescente os legumes e sirva.

Dica: Se for do agrado do seu paladar, adicione castanha-de-caju ou amendoim torrado ao prato para finalizar.

 

Pasta de Húmus de Grão-de-Bico

Ingredientes:

200 gramas de grão-de-bico cozido

Sal e pimenta a gosto

1 colher de sobremesa de tahine

1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

1 limão siciliano espremido

1 pitada de coentro fresco

Talos de pepino e cenoura para acompanhar

Modo de preparo: Coloque os ingredientes no liquidificador e bata tudo. Sirva acompanhado dos talos de pepino e cenoura.

Rendimento: serve um prato individual.

Dica: Se não tiver coentro fresco, substitua-o por salsinha, cebolinha ou pimentão verde.

 

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*