Bienal Brasileira de Design

Bienal Brasileira de Design

547
0
COMPARTILHE

Por Lucas Petrelli Wilmer  Foto Estúdio Fotográfico Univali

design01

Em 2015, os olhos dos admiradores do design estarão voltados para Florianópolis: a cidade receberá entre os dias 15 de maio e 12 de julho a Bienal Brasileira de Design, cujo tema será “Design para todos”. O evento acontecerá paralelamente à próxima edição da Casa Cor SC – que aproveitará esse momento único de celebração do design em nosso estado. Conversei com Roselie Lemos, presidente da SC Design e coordenadora executiva do evento, e o resultado dessa entrevista exclusiva você confere agora.

 

Casa Cor: Qual a expectativa de trazer um evento como a Bienal Brasileira de Design para Florianópolis?
Roselie Lemos: A Bienal Brasileira de Design é um espaço ambientado com as diversas contribuições do design para o desenvolvimento econômico, social e ambiental em uma dimensão regional, nacional e internacional. O evento vai refletir a dinâmica do mercado, apresentando as múltiplas dimensões do ramo, como fator de inovação e competitividade e sua adequação às necessidades dos consumidores e usuários, buscando sensibilizar a sociedade para a sua importância estratégica.

CC: Qual será e como foi a definição do tema da Bienal?
RL: O tema é Design para todos, escolhido em um workshop que envolveu vários designers, profissionais e acadêmicos que em uma imersão no design como um todo, acabou se definindo como o tema que foi aprovado pelo Comitê de Organização Estratégica da Bienal (COEB). A curadora geral da Bienal, Adélia Borges, também escolhida por este Comitê, definiu três eixos temáticos que comporão as exposições: diversidade do ser humano, uso coletivo e social e democratização do acesso.

CC: O que os visitantes poderão ver e vivenciar no evento?
RL: Tudo que existe de mais contemporâneo no universo do design no mundo. Movimentos de vanguarda, tecnológicos, projetuais, processuais e sistêmicos. Uma grande celebração do design, de como ele é visto hoje no mundo e quais são as perspectivas futuras para o design e para o ser humano.

CC: O que há de confirmado na programação?
RL: Vários são os aspectos que a Bienal irá mostrar: o design como conhecimento, ferramenta estratégica de desenvolvimento sustentável, desenvolvedor sistêmico de produtos e fator de inovação e competitividade no mercado. Essas facetas estarão presentes em mostras, exposições, palestras, workshops, seminários e muitas outras atividades.
A Bienal é um conjunto de atividades que estão sendo estruturadas com nomes, espaços especiais, projetos interativos, etc., mas que ainda necessitam de confirmações de muitos nomes uma vez que estamos tratando com profissionais de todo o mundo, que exercem diversas atividades em seus locais de origem e possuem agendas apertadas. Com certeza teremos uma programação fantástica para apresentar durante dois meses várias manifestações do design.посуду купитьrussian languageхарьков лобановский скачать crmавито ру бесплатные объявления москвакомплексная раскрутка сайтаtranslate english to swedish online freeмозаики для детейпародонтолог цена

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*