Cidade viva e histórica

Cidade viva e histórica

Conheça um pouco da história e do charme caliente da cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia

967
0
COMPARTILHE

Multifacetada e cheia de vida. Essa é a cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, um dos destinos mais populares em ascensão no mundo de acordo  com o TripAdvisor, que atrai milhões de turistas todos os anos.

Alguns motivos para tanto interesse? Com certeza a brisa do mar e o pôr do sol que transformam as cores das fachadas de casas com mais de 400 anos, ritmo frenético de suas ruas, o calor humano e a personalidade única contribuem para isso.  Encantase pelas ruas pequenas de Cartagena e não queira voltar para casa.

o-que-fazer-em-Cartagena

Passeio pela história

A cidade, que é Patrimônio Histórico da Humanidade, foi fundada no ano de 1533 por Pedro de Heredia e conserva a arquitetura colonial de suas construções e o conjunto de fortificações mais completo da América do Sul.

O local é famoso principalmente pelo Centro Histórico fortificado, com 13 km de muros de pedras construídos a partir do século 16, e pela bela sequência de casas coloniais que abrigam restaurantes típicos, animados bares e até pequenos hotéis-boutiques.

Conhecer a história dos fortes e do casario é programa certo para quem visita a cidade, assim como conferir de perto a cultura de uma região que reverbera tanto a influência europeia quanto a africana e a indígena.  É possível conversar sobre questões do passado e presente político com os locais, que falam deliciosamente cantado, ou então visitar o caótico e muito simples mercado de comida. Entre na dança com ritmos como a cumbia e bullerengue, coma arepas de ovo e tome a famosa limonada de coco cartagenera, seja na rua ou em estabelecimentos estrelados hoje instalados ali.

Reserve ainda um bom tempo de sua programação para desvendar a muralha que cerca a parte antiga da cidade e concentra alguns dos principais pontos turísticos, como a Torre do Relógio, o Palácio da Inquisição, igrejas, praças e museus, além da própria muralha com seus baluartes (lugar perfeito para ver o sol se pôr). Um pouquinho fora do centro, porém não menos importante, estão o imperdível (e impressionante!) Castelo de San Felipe e o Convento Santa Cruz de La Popa, com uma vista espetacular. A Catedral de San Pedro Claver também tem arquitetura bem preservada. Na praça onde ela se localiza, é possível esticar o passeio para conhecer bares e restaurantes – e curtir a noite local.

Mas não é apenas de construções e edifícios históricos que se compõe a visita à Cartagena. Um dia nas praias ou passeando pelas ilhas do Arquipélago de Rosário, que tem um mar límpido e de um inescritível tom de azul, é de praxe. A Playa Blanca, com muito movimento, é bonita, mas está sempre cheia; por isso, uma das ilhas privadas do arquipélago é a pedida ideal para curtir um local sereno com o mar caribenho como plano de fundo.  Não deixe de ir até Bocagrande – uma das praias mais famosas da cidade. Outras opções de praias são La Boquilla, El Laguito e Manzanillo.

charrete

Vida noturna

Quando cai a noite, a cidade não perde o balanço e continua cheia de atrativos. O movimento de pessoas nas ruas é intenso e não faltam restaurantes, bares e baladinhas para curtir o movimento noturno. Se quiser ouvir um pouco da música regional e comer um bom prato, vá ao La Vitrola, famosa opção da noite cartageneira.

Cartagena, que sedia bons eventos culturais, como o Festival Internacional de Cinema e o Music Festival, de música clássica, ainda foi moradia de veraneio de Gabriel García Márquez, escritor colombiano laureado com o Nobel de Literatura. Cenários da cidade histórica serviram de inspiração para obras como “O amor nos tempos do cólera” (1985) e “Do amor e outros demônios” (1994).

Cartagena-16

Principais Pontos Turísticos

Centro Histórico de Cartagena

Torre do Relógio

Plaza de la Aduana

Igreja San Pedro de Claver

Muralhas de Cartagena

Plaza Santo Domingo

Convento de Santo Domingo

Catedral de Cartagena

Plaza de Bolivar

Muelle de los Pegasos

Convento de la Popa

Castillo San Felipe

Igreja da Santíssima Trindade

Pedro-de-Heredia

Dica de Roteiro

Se o clima histórico e movimentado da cidade de Cartagena já está fazendo você considerar o destino para as próximas viagens, confira uma dica completa de roteiro e hospedagem feita sob medida pela jornalista Daniela Filomeno, editora-chefe da revista eletrônica  Viagem&Gastronomia.

Onde ficar?

A melhor localização é ficar dentro da muralha na cidade velha, onde é possível fazer tudo a pé ou de bicicleta. Apesar de ela estar no mar do Caribe, suas praias não são as mais bonitas. Ou seja, aproveitar a vida da Ciudad Amurallada é a melhor opção.

Passeios

Pegando o barco no porto de Cartagena, em 40 minutos você chega em Islas del Rosarios, com aquele mar do Caribe que estamos acostumados: transparente, diversos tons de azul e areia branca.

Alugar uma charrete e fazer um passeio pelo centro antigo.

Visitar o Museo Del Ron (www.museodelron.caratgena.com), dos donos da Destilaria Baluarte, que é o melhor rum de Caragena.

Alugar uma bicicleta e explorar as muralhas em toda sua extensão.

Visitar o Castillo de San Felipe de Barajas

Ver um por do sol do Mirante do Convento de la Popa, de onde se tem uma vista 360o de toda Cartagena.

Comer arepas, uma espécie de pão de milho típico colombiano, em uma das barracas da praça Simón Bolívar.

shutterstock_188799695

Restaurantes

Club de Pesca (www.clubdepesca.com), dentro da Marina, com vista incrível para o mar. Vale ver o por do sol lá.

O tradicional La Vitrola, para jantar.

O descolado e despretensioso local de peixes frescos e frutos do mar: 8-18  www.restaurante8-18.com, ótimo para um almoço

Sentar na praça e aproveitar uma refeição no restaurante San Pedro, em frente a catedral San Pedro Claver

Tomar um Mojito na filial do bar mais famoso de Cuba: Bodeguita del Medio, Calle Santo Domingo, 37-81

Por do sol no Café del Mar, no Baluarte de San Domingo, em cima da muralha. facebook.com/cafedelmarcartagena

Qual a melhor época para visitar?

Cartagena tem sol o ano todo, com média de 27oC, o que atrai os turistas sempre. A sua umidade elevada faz com que a sensação térmica seja ainda maior. A temporada melhor para visitar Cartagena é quando o clima é seco, de dezembro a abril. O período de chuvas acontece nos meses de maio a novembro, sendo maior concentração em outubro.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*