Dieta mediterrânea made in Joinville

Dieta mediterrânea made in Joinville

712
0
COMPARTILHE

gastro01

 

Conhecida internacionalmente pela variedade de pratos típicos de acordo com a região do país, a Espanha mantém a tradição do cuidado com os alimentos, temperos e, claro, sabor em primeiro lugar. Para conhecer um pouco mais desta culinária, convidamos a Mercearia Sofia, especializada em comida espanhola em Joinville, para apresentar os principais pratos. Começamos com a paella e chegamos à tortilla, sempre acompanhadas de um bom vinho. Água na boca? Então, prepare o estômago, que nosso tour gastronômico está só começando

 

Por Silvane Alves Loro Fotos Pablo Teixeira

 

Distantes cerca de oito mil quilômetros, Brasil e Espanha mantém considerável diferença no que diz respeito à culinária. Nas terras espanholas, dificilmente se encontrará um único prato típico, e sim vários, dependendo da região. Também por lá o cuidado com os alimentos e o respeito aos ingredientes chegam a superar a preocupação com a elaboração dos pratos em si. Não que sejam descuidados, mas porque supervalorizam a matéria-prima dos produtos. Por isso, é comum, segundo Therence Mir, proprietário da Mercearia Sofia Bar e Cozinha Espanhola, em Joinville, terem nas comidas simples seus verdadeiros manjares. “Claro que também têm alta gastronomia, mas todos eles mantêm na base e na qualidade dos produtos a essência para um bom paladar”, garante o empresário. Enquanto aqui, no Brasil, esse cuidado depende muito do perfil do local em questão, na Espanha é cultural. Faz parte do “ser espanhol” valorizar produtos com boa qualidade, origem e procedência. “É a forma como encaram a gastronomia, uma prática tida como sagrada para eles”, reforça Therence.

Integrante da chamada dieta mediterrânea, a comida espanhola mantém em alguns alimentos a base para todos os seus pratos. São ingredientes que se encontram em qualquer casa de espanhol, seja ele galego, basco, andaluz, rico ou pobre: batata, jamón (presunto espanhol), pão, azeite de oliva e tomate. “A comida espanhola é simples, porque a base dela também é. O que a torna saborosa é a qualidade dos ingredientes”, explica.

 

gastro02

 

Paella Ibiza (serve duas pessoas)

 

Para montar a paella Ibiza, de autoria do próprio Therence, você vai precisar de: 400 gramas de camarão branco (descascado na hora), 100 gramas de arroz espanhol tipo paella (região de Alicante), 500 ml azeite de oliva extra-virgem espanhol, açafrão espanhol a gosto, pimenta vermelha (chilli) picada, quatro dentes de alho picado, uma cebola branca picada, um tomate maduro picado, cebolinha verde picada, salsa lisa picada, coentro fresco picado, páprica picante a gosto, sal marinho fino e caldo de galinha. Para decorar: quatro camarões pistolas inteiros ao bafo.

Modo de preparo: deixe o caldo de galinha fervendo, coloque a paelleira aro 40 cm (frigideira especial para paella) no fogo médio e cubra o fundo com o azeite. Aqueça e, em seguida, coloque o alho, cebola, tomate e doure. Coloque então o arroz e refogue, regando com um pouco do caldo e mexa bem. Em seguida coloque os camarões e a pimenta. Complemente com o azeite, misture bem e acrescente o coentro, a cebolinha, a salsa, a páprica e o sal. Espalhe proporcionalmente o arroz e os ingredientes pela paelleira. Cubra dois dedos acima com o caldo fervendo coado. Despeje o açafrão e deixe cozinhando (não tampe) por oito minutos em fogo médio ou até que comece a fritar o arroz por baixo. Desligue o fogo. Cubra com um pano tipo algodão e deixe descansar por 10 minutos. Está pronta! Decore com os camarões. Acompanhe com pão e azeite de oliva extra-virgem.

 

gastro02

Tortilla de batatas clássica com cebolas (serve duas pessoas)
Para montar o prato você vai precisar de: quatro ovos tipo caipira colonial, ½ kg batatas inglesas médias, 500 ml de azeite de oliva extra-virgem espanhol, cebolinha verde picada, salsa lisa picada, páprica picante a gosto e sal marinho fino a gosto. Para a cobertura, separe quatro cebolas grandes brancas, 100 ml de azeite de oliva extra-virgem espanhol, 30 ml de suco de limão comum e aji (pimenta) a gosto.

Modo de preparo: descasque e corte as batatas em lascas finas, coloque o azeite numa frigideira funda e em seguida as batatas. Misture bem no azeite frio ainda. Acenda o fogo bem baixo e deixe até começar a dourar (15 minutos). Retire e escorra as batatas. Reserve-as numa vasilha. Bata os ovos e misture-os com as batatas. Coloque a cebolinha, salsa, páprica e o sal e novamente misture. Deixe descansar por cinco minutos. Coloque tudo em uma frigideira, em fogo baixo. Tampe e deixe por oito minutos, depois vire e deixe por mais oito minutos e está pronta!

Para a cobertura, pique as cebolas em cubos médios e numa frigideira refogue rapidamente com o azeite, o suco de limão e o aji em fogo alto. Coloque a tortilla num prato raso grande e por cima a camada de cebolas. O prato é acompanhado com tomates e tostadas ao alho.

gastro03

A Espanha aqui
Com a proposta de entregar aos joinvilenses a essência da comida espanhola, a Mercearia Sofia trabalha baseada num cardápio que tem nos alimentos base e pratos mais típicos o seu ponto forte. No local, é possível encontrar cerca de 80 combinações de preparo. “Buscamos a simplicidade dos pratos base e o cuidado com os alimentos para que sejam nosso diferencial, tal como se nossos clientes estivessem na própria Espanha. Mas, também temos alguns pratos de autoria própria, como a paella Ibiza”, explica Therence. “A nossa ideia é ser um espaço enogastronômico que cultua características da Espanha. A ideia não é, nem de longe, apenas vender comida”, finaliza o empresário.

 

Para conhecer:
Mercearia Sofia – Bar e cozinha espanhola
Rua Aubé, 772, Boa Vista.
(47) 3028 2404 | 9101 5210
facebook.com/merceariasofiaуслуги по разработке сайтаKlimentina косметикаотзывы MFX рейтинг лучшихпиар компании примерыоптимизация сайтов ценаalcormpworld languagetop 10 online

COMPARTILHE
Artigo anteriorEspaço só deles
Próximo artigoInovando o estilo de vida

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*