Doce Aroma de Café

Doce Aroma de Café

Espante o frio com deliciosas receitas doces com toque de café.

341
0
COMPARTILHE

Com a chegada de uma nova frente fria, que tal espantar as baixas temperaturas com receitas apetitosas e com a cara do inverno? O ingrediente principal de cada uma delas é um grande aliado das temperaturas geladas: o café. Confira o passo a passo e aproveite para aquecer e adoçar a estação.

Fondue de chocolate com café

Essa receita de Fondue de Chocolate tem um toque especial do Café Espresso Bourbon Utam Uno. O preparo dessa deliciosa sobremesa é rápido e tem rendimento para até seis pessoas.

Ingredientes:

3 cápsulas de Utam Uno Espresso Bourbon preparado extra curto (20 ml)

1/4 xícara (chá) de creme de leite sem soro

400g de chocolate ao leite picado

Modo de preparo:

Primeiro, coloque o chocolate picado em um refratário de vidro com capacidade para, aproximadamente, 1,5 litros. Leve ao micro-ondas em potência alta, por 2 minutos. Misture bem até ficar totalmente derretido e, caso haja necessidade, volte ao micro-ondas por mais 1 minuto.

Retire do microondas e acrescente o creme de leite, mexa bem e volte ao micro-ondas por mais 30 segundos. Adicione o café preparado e misture novamente. Transfira para a panelinha de fondue em que será servido. Deixe o fogo do aparelho bem baixo.

Sirva acompanhado de frutas variadas: bananas, morangos, uvas, kiwi e outras frutas de sua preferência.

Dica: Caso você prefira mais amargo, substitua o chocolate ao leite pelo chocolate meio amargo.

Rendimento: 6 porções.

 

Brownie de café e pé de moleque

Embora o período das festas caipiras esteja quase final, o doce sabor de “arraiá” pode permanecer o ano todo.  Para quem gosta, que tal surpreender os convidados com um quitute que mescla duas deliciosas receitas típicas? A sugestão da Melitta é o brownie de café e pé de moleque. Além de variar no doce, garante o máximo prazer do café.

Ingredientes:

2 xícaras (400 ml) de café Melitta Tradicional

3 xícaras (600 ml) de água morna

200 g de manteiga sem sal

Papel-manteiga

2 xícaras (400 ml) de farinha de trigo

3 ½ xícaras (700 ml) de açúcar

2 colheres de sopa (20 g) de chocolate em pó

2 colheres de chá (6 g) de fermento químico em pó

4 xícaras (500 g) de amendoim torrado, sem pele

1 colher de chá (5 g) de sal

1 xícara (200 g) de creme de leite culinário ou creme de leite fresco

Modo de preparo:

Comece preparando o extrato de café para as duas receitas (brownie e cobertura), misturando o café em pó e a água morna em recipiente fundo. Deixe repousar por pelo menos uma hora. Então, mexa novamente e passe pelo filtro Melitta, até obter ao menos 350 ml. Use ½ colher de sopa (10 g) de manteiga para untar uma assadeira média (de aproximadamente 34 cm x 24 cm x 3 cm), forre com papel-manteiga, e unte o papel também.

Prepare o brownie misturando a farinha, 2 xícaras (400 ml) de açúcar, o chocolate, o fermento, 170 g de manteiga e 1 xícara (200 ml) do extrato de café. Misture até ficar bem homogêneo. Por último, triture 1 xícara (150 g) do amendoim e misture na massa. Despeje sobre a assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno a 150oC por 25 a 30 minutos. Retire do forno, desenforme sobre uma superfície seca e retire o papel-manteiga com cuidado.

Em uma frigideira funda, em fogo baixo, derreta 1 colher de sopa (20 g) de manteiga com 1 ½ xícara (300 ml) de açúcar e o sal, mexendo até formar um caramelo dourado. Retire a frigideira do fogo e adicione o creme de leite e ¾ de xícara (150 ml) do extrato de café, mexendo com muito cuidado, pois a temperatura do caramelo fará a mistura borbulhar. Volte ao fogo, mexendo constantemente até dissolver o caramelo. Desligue o fogo e misture o amendoim. Espalhe a cobertura sobre o brownie, corte em 12 pedaços e sirva.

Tempo de preparo: 1h30 min

 

Panquecas de Café

Essa última receita é uma mistura de prato principal e sobremesa.  Fácil de preparar e mais ainda de saborear, as panquecas de café tem um toque diferenciado e rendimento para até seis pessoas. Para aproveitar sozinho ou acompanhado.

Ingredientes:

Massa

  • 1 ½ xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 1 gema
  • 1 xícara (café) de leite
  • 6 bananas nanicas bem maduras
  • Açúcar para polvilhar Canela em pó

Molho de Café

  • 2 gemas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 ½ medida de leite
  • 1 xícara (chá) de Café Extraforte sem açúcar
  • 2 colheres (chá) de Café Solúvel (dissolvido)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

 Modo de preparo:

 Massa: Coloque a farinha, o açúcar, a margarina, o fermento, a gema e o leite em uma tigela. Misture bem para se tornar uma massa homogênea. Abra a massa com o rolo formando fitas bem finas de, aproximadamente, 2 cm por 25 cm. Corte as bananas ao meio de comprido. Misture o açúcar com a canela e passe a banana sobre esta mistura. Enrole a tira cobrindo toda a banana. Frite em óleo quente.

Molho de Café: Ferva o leite com a baunilha. Bata as gemas com o leite condensado até obter um creme. Junte o leite, o Café Solúvel, o Café Extraforte e leve ao fogo em banho-maria batendo com o batedor de arame ou com uma batedeira portátil, por aproximadamente 20 minutos. Coe o molho. Na hora de servir, distribua os rolinhos nos pratos e regue com o molho de Café Utam.

Rendimento: 6 porções.

 

 

 

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*