Doce sabor cotidiano

Doce sabor cotidiano

Conheça um pouco da história dos chás e do café e saiba onde apreciar em Joinville uma boa xícara dessas bebidas que estão entre as favoritas do brasileiro.

1284
0
COMPARTILHE

Seja uma caneca fumegante de café, para aquecer e renovar as energias ou uma xícara de chá doce e calmante… Durante os dias frios não há nada melhor que relaxar em um espaço aconchegante tendo em mãos uma dose de sua bebida quente favorita, não é?

E uma prova de que os brasileiros são grandes adeptos desse costume são os números: queridinho nacional, o café é consumido por cerca de 95% da população acima dos 15 anos, que consome ao menos uma xícara de café por dia. Já em relação ao chá, são consumidos cerca de dois bilhões de xícaras ao ano somente no Brasil, uma média de quase dez xícaras por pessoa ao ano.

Coffee cup with burlap sack of roasted beans on rustic table

Origens

Você de onde surgiu o costume de beber café? Embora não exista evidência real sobre a história, acredita-se que há mil anos um pastor da Etiópia, na África, tenha observado uma mudança no comportamento de suas cabras: sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio, os animais ficavam mais alegres e saltitantes, que permitia ao rebanho caminhar por vários quilômetros por subidas infindáveis.

Passado um tempo, o pastor comentou sobre o comportamento dos animais a um monge da região, que decidiu colher e experimentar o poder dos frutos. Ao chegar no monastério, o monge resolveu consumi-los na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida.

E do chá?  Apesar de existirem muitas lendas a respeito do surgimento do chá, a versão mais célebre relata que suas raízes se estendem até 5000 anos atrás na China. Em torno do ano de 2.800 a.C., o Imperador chinês Shen Nong, tentando evitar as grandes epidemias que aconteciam em seu reino, determinou como lei a fervura da água antes do consumo. Tendo esse hábito, o imperador costumava ir tomar a água quente embaixo de uma árvore. Numa dessas ocasiões, folhas caíram dentro do recipiente com água, deixando a bebida com sabor diferente, mas ainda agradável. A partir disso, o imperador começou a fazer experiências com outras folhas e plantas, fazendo registros sobre o sabor e como se sentia após o consumo.

Se depois de ler tudo isso sobre a história e o costume dessas bebidas que já fazem parte do nosso cotidiano bateu aquela vontade de tomar um café ou aquela xícara de chá, confira algumas sugestões de onde ir em Joinville.

Saboreaté y Café

site1

Inaugurada no final de 2015 em Joinville, a marca espanhola de cafeteria Saboreaté y Café chegou à cidade com o intuito de oferecer uma proposta inovadora aos amantes de cafés e chás.

Com um cardápio vasto e espaço aconchegante, a loja oferece mais de 20 sabores de chá e diversas opções de cafés tradicionais e aromatizados.  São bebidas quentes e geladas, preparadas na hora com receitas gourmet e ingredientes importados de países como Jamaica, Tanzânia, Quênia, Espanha, Timor Leste, Colômbia e Estados Unidos.

Além das bebidas, a cafeteria ainda serve grande variedade de doces, bolos e salgados. Todos preparados e servidos na hora, sendo que no horário do almoço são oferecidos pratos executivos, massas e opções fit.

Há ainda serviço “take away” com embalagens especiais para levar sua bebida favorita para casa ou trabalho.

Reservas de mesa são possíveis e a cafeteria ainda disponibiliza espaço para eventos corporativos, chás e cafés da tarde.

Endereço: Rua Camboriú, 230, sala 01 – Espaço Marquês, no bairro Glória (Próximo ao Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem) | Telefone: (47) 3278-1801

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 09h às 20h.

Dona Francisca Emporium & Café

site

Para quem conhece e aprecia o conceito do Armazém Dona Francisca, conhecido restaurante e bistrô dos sócios Áureo Merkle e Roberto Beck em Campo Alegre, mas não pode subir a serra para o café da tarde, vale a visita ao Dona Francisca Emporium & Café. O espaço, que é de Beck e da esposa Anke, foi todo pensando para trazer um pouco da experiência do estabelecimento serrano a cidade de Joinville.

Tendo a proposta de empório com a oferta de frios, pães e produtos coloniais trazidos de Campo Alegre, o local também se destaca pela grande variedade de tortas, preparadas diariamente com receitas de família originárias da Áustria e da Alemanha.

Além do café expresso e moído na hora, o cardápio conta com outras bebidas quentes, como cafés aromatizados, cappuccinos, chai indiano com leite, entre outras opções. Destaque também para as bebidas geladas, como a soda italiana e os frozen de frutas, preparados com amora e morango de produtores da região, e para o mate gelado, muito requisitado pelos clientes. A casa ainda recomenda os sanduíches artesanais, preparados na hora e com ingredientes próprios selecionados pelo cliente.

Endereço: Rua Rolf Colin, 109 – Sala 01 | Telefone: (47) 3026-3299

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9 às 20h a sábado das 9h às 18h

Doce Encanto

site

Estabelecida desde 2012 em uma casa original dos anos 70 totalmente reformada, mas com o estilo europeu conservado, a confeitaria Doce Encanto é um lugar aconchegante, perfeito para passar o tempo e apreciar uma xícara de café com bolo sem pressa.

Com uma produção própria e totalmente artesanal, a confeitaria tem como carro-chefe as tortas e doces, com destaque para a torta Zazá, a torta Belga e a Banoffi.

Para a hora do café, a casa oferece bebidas gourmet como chocolate quente, capuccino e chás tradicionais, como os de hibisco, maçã seca e chai com leite, tudo preparado na hora e ao gosto do cliente.

O conceito principal da Doce Encanto é oferecer o sabor da comida feita em casa, sem a adição de produtos industrializados. São receitas genuínas feitas com ingredientes de excelente procedência a preços competitivos.

Além do consumo na casa é possível realizar encomenda de doces e salgados e reservar o espaço para eventos familiares e corporativos para até 30 pessoas.

Endereço: Rua Max Colin, 1901 | Telefone: (47) 3033-6007

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11 às 20h.

Doce Beijo Chocolataria

site

A Doce Beijo é a pura expressão da arte na chocolataria. Com a inspiração da Chocolatier Dorotea Kasten,, formada nas melhores escolas europeias, a casa é uma referência em chocolates e pâtisseries desde 1989.

A chocolataria oferece uma grande variedade de chocolates com ingredientes selecionados, que variam dos clássicos aos modernos gourmet. Para incrementar ainda mais o atendimento, foi disponibilizado um espaço especial para o café, com doces criados pela equipe especializada da casa, que se empenha sempre em se reinventar e trazer novidades aos clientes com muita comodidade e rapidez.

A casa recomenda aos clientes desde o mais tradicional bolo de laranja, até os mais incrementados como os deliciosos Entremets “entremets” – doces típicos franceses, a base de biscuit e mousse de variados sabores. Para acompanhar, um delicioso e cremoso Capuccino.

Endereço: Rua Aquidaban, 330 | Telefone: (47) 3433.2828

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 19h, e Domingos das 14h às 20h.

wobs.ua телевизоры ввк купитьхарьков лобановский класс отзывы1s bitrixстатистика ключевых запросоворганизационная защита информациимихаил безлепкин сотрудникадсорбционный осушитель

COMPARTILHE
Artigo anteriorCoração sem crise
Próximo artigoDupla Referência

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*