Milena Zanella – DICAS DA DERMATO

Milena Zanella – DICAS DA DERMATO

A coluna desta edição traz alguns acontecimentos da área, como congressos gigantescos bem como dicas e cuidados para o dia-a-dia. Confira!

224
0
COMPARTILHE

American Academy of Dermatology (AAD)

O Carnaval acabou e muitos dermatologistas mal tiveram tempo de desfazer as malas e já embarcaram rumo ao maior Congresso de Dermatologia do mundo, em San Diego, CA, o 2018 Anual Meeting  AAD. Este encontro é fantástico, pois tudo o que é lançado no Mundo da Dermatologia é apresentado em primeira mão neste lugar. São 5 dias de muitas aulas, treinamentos, cursos, de muitas novidades na área de tratamentos, produtos e tecnologia. Uma semana de intensa descoberta e atualização!

Micose X Verão: o que fazer?                       

Doença causada pela presença de fungos na pele que geralmente provoca vermelhidão, coceira, descamação, além de poder atingir qualquer parte do corpo. A micose de pele se manifesta mais no Verão, por conta de que o calor favorece a proliferação de fungos causando assim infecções. Existem muitos tipos como micose de unha, micose de praia – “pano” (pitiríase versicolor), pé-de-atleta – “frieira”, micose de virilha, micose do cabelo – “tinha”, e candidíase. Geralmente a administração de remédios é recomendada, mas existem também alguns cuidados que podem ser tomados para amenizar ou até prevenir as micoses.

Confira:

  • Manter a higiene do local;
  • Manter o local sempre seco e de preferência arejado;
  • Secar bem os cabelos, jamais dormir com os mesmos molhados ou úmidos e também não prendê-los quando assim estiverem;
  • Não utilizar bonés e chapéus com cabelos molhados ou úmidos;
  • Usar meias, calcinhas e cuecas de algodão para permitir a “respiração” do local;
  • Evitar usar calçados de plástico ou fechados por muitas horas seguidas;
  • Não coçar as feridas;
  • Não roer unhas;
  • Não compartilhar toalhas, roupas e acessórios de manicure e pedicure;
  • Fazer o tratamento com medicamento corretamente até seu término.

Esses cuidados certamente trarão mais conforto. Em caso de persistência dos sintomas, procure um dermatologista.

Cutículas: tirar ou não tirar?

Não tirar!

Para entender, a cutícula é uma extensão da primeira camada da epiderme composta por queratina e células mortas, ela “esconde” a origem da unha.⠀

A cutícula protege a matriz ungueal (origem da unha) e age como barreira de proteção contra bactérias e infecções, deste modo, o ideal é não removê-la.⠀

Quando as cutículas são retiradas as unhas tendem a ficar quebradiças, onduladas, rugosas, com estrias e, se não hidratadas regularmente, podem também ressecar, descamar e até descolar dos dedos.⠀

Mas caso você não consiga aderir a “empurradinha” das cutículas, tente ao menos não removê-las tão profundamente, deste modo evitará inflamações.⠀

As doenças mais comuns em quem tira as cutículas são a onicosquizia (quando descamam e quebram com facilidade, geralmente nas pontas) e a onicomicose (micose de unha, geralmente esverdeadas ou amareladas e grossas).⠀

A indicação é: não tire as cutículas e hidrate-as! Utilize também cremes específicos redutores de cutículas, eles ajudam a reduzir a espessura das mesmas além de tirar o ressecamento, de modo que aquele efeito “recém-saída-da-manicure” permaneça por mais tempo. ⠀

Mantenha suas cutículas e unhas em dia! Escolha profissionais qualificados para cuidar de você.

Virilhas e Axilas escuras, não mais!

Por que essas regiões ficam escuras?

Axilas e virilha, por se encontrarem na parte interna dos membros, sofrem mais atrito do que as demais áreas, onde há uma irritação local e como consequência a hiperpigmentação da pele. Algumas pessoas chegam a apresentar também bolinhas e vermelhidão, que por vezes podem até arder, lembrando uma assadura. Como nosso organismo é perfeito, ele tenta se defender, onde cria uma camada mais “grossa”, que com o passar do tempo vai ficando escura. Outras coisas como depilação com lâminas e até cera também podem irritar o local, que irá escurecer com o tempo.

A boa notícia é que existem tecnologias tanto para evitar que a pele dessas regiões fiquem escuras, ou se já se encontram escuras, para clareá-las, como o caso da depilação a laser e do laser Spectra XT. A Depilação a laser é um disparo de energia (luz) que vai matando a raiz dos pelos, que com o passar do tempo e sessões vão enfraquecendo e deixando de nascer na região tratada. A vantagem é que não agride a região, o que não faz com que a mesma escureça. Para o caso da região já estar escura, pode ser aplicado o laser Spectra XT, que vai atuar de forma a eliminar a pigmentação local e também o Vektra QS. Alguns tipos de peelings também podem ser aplicados no intuito de clarear essas regiões. Procure sempre um profissional qualificado para uma correta aplicação, pois do contrário as manchas podem piorar.

MD Codes Visionary: revolução em preenchimento!

A sigla significa Medical Codes, em português, Códigos Médicos.

Um dermatologista muito famoso, Dr. Maurício de Maio, estudou aproximadamente 20 anos para mapear a face humana e determinar quais pontos devem ser preenchidos, isso com intuito de buscar correções e harmonização facial.

Com o passar dos anos nossa face vai sofrendo mudanças por conta dos deslocamentos de gordura, e esta gordura também e responsável pela sustentação facial. Já perceberam que pessoas obesas, ao fazerem uma cirurgia de redução de estômago e perderem peso muito rápido, a face fica parecendo mais envelhecida por conta da flacidez? O MD Codes preenche esses locais para justamente não permitir que tudo vá “abaixo”.

O tratamento consiste em aplicar preenchedores em pontos faciais estratégicos. Estes pontos promovem uma sustentação na face, proporcionando um rejuvenescimento delicado e sofisticado.
Podemos citar alguns de seus benefícios.

Confira!

  • Melhora os contornos faciais proporcionando uma aparência mais harmoniosa;
  • Define melhor os ângulos da face proporcionando uma melhor simetria facial;
  • Proporciona um olhar descansado, pois elimina as olheiras (“olho fundo”);
  • Proporciona contorno da mandíbula e harmonização do queixo, interessantes para pessoas que possuem o queixo “para dentro”.

Esses são apenas alguns dos motivos que fazem desta técnica uma excelente opção para prevenção do envelhecimento e também harmonização facial. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o preenchimento afina o rosto, pois a aplicação é feita de modo a respeitar quesitos como luz e sombra existentes naturalmente no mesmo.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*