Marcelo Kobe – Rotina – 
porque você não gosta dela?

Marcelo Kobe – Rotina – 
porque você não gosta dela?

A importância de uma rotina para o empreendedor é tão grande quanto a busca pelo lucro. Na verdade, o lucro é consequência de uma boa rotina. Cabe a você fazer de sua rotina algo positivo.

541
0
COMPARTILHE

Rotina. No dicionário, entre seus vários significados, é “sequência de instruções ou de etapas na realização de uma tarefa ou atividade”. Rotina é sinônimo de prática, costume, hábito… ou seja, tudo o que um empreendedor precisa para conseguir chegar onde quer. De forma alguma a rotina deve ser vista somente pelo lado ruim do seu dia a dia, algo que nos atrasa ou nos deixa enfraquecidos diante do que queremos para as nossas vidas. O lado bom da rotina é inserir boas ações no seu dia a dia. É comum ouvir por aí “odeio a minha rotina”, “se a sua vida entrar numa rotina, será o fim”, “minha rotina é desgastante”… Rotina é um grupo de atividades que você usa para alcançar algum objetivo no seu dia a dia. Cabe a você tornar essas suas atividades positivas. Para o empreendedor, a rotina não deve ser negativa. Quem faz da rotina algo negativo ou positivo é você.

Pessoas focadas possuem uma rotina, empreendedores de sucesso possuem uma rotina. Rotina pode ser a consequência de uma boa organização, organização do seu tempo, das suas atividades, do seu dia a dia. O nosso cérebro funciona melhor quando temos uma sequência de atividades preestabelecidas, ele se condiciona a estar preparado para aquilo que está acontecendo e o que está por vir. Essa nossa máquina humana adora a rotina. Estudos científicos, práticas de PNL (Programação Neuro Linguística) e pesquisas afirmam isso. E você pode fazer o teste. Veja como você terá mais resultados a partir do momento que você tiver uma organização do seu dia. Fazer uma programação semanal é uma ótima maneira de tornar sua semana produtiva e sua rotina positiva. Inserir na sua agenda todas as suas atividades (reuniões, visitas, supermercado, academia, jantar na casa de amigos, cursos, almoço com a família…). Volto a dizer, a rotina é o todo e não somente a parte ruim do seu dia a dia. Rotina não é monotonia. A monotonia é que te desmotiva e não a rotina.

Para empreendedores com propósito e qualidade de vida, ter uma organização de suas atividades, seja para o lazer ou para o trabalho, é fundamental para uma rotina positiva. Não é porque você é dono de seu próprio negócio que pode ficar a mercê dos acontecimentos, esperando as coisas acontecerem. Conheço pessoas que em plena quarta-feira se dão ao luxo de ir para a praia. Muitos pensam que essas pessoas não são comprometidas com o seu propósito, com o seu trabalho. Muito pelo contrário. Por essa pessoa ser altamente organizada, criou uma organização de suas atividades onde pode tirar a quarta-feira para fazer algo que não seja trabalho, mas que faça parte de sua rotina para se condicionar a ser eficiente no que se propõem a fazer. Experimente inserir um intervalo entre atividades profissionais para você se divertir, descansar, relaxar, coisas simples, de 5 minutos de duração. Diversão e trabalho podem andar juntos sim. Que tal você fazer uma lista de tudo que você faz na sua vida, na sua semana, no seu dia e inserir tudo isso na sua agenda ou em algum quadro de atividades que seja visível para você a todo momento? Essa união das atividades do seu dia, mês e ano é a sua rotina. Percebeu que quem faz da rotina algo ruim ou positivo é você?

E aí eu te pergunto, ter uma rotina, para você, é positivo ou negativo? Se a resposta é a segunda opção, é necessário rever os seus conceitos sobre o que está fazendo e como está fazendo.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*