9 lições do SURF para o empreendedorismo.

9 lições do SURF para o empreendedorismo.

Se eu pudesse dar uma única sugestão para quem quer aprender a empreender eu diria: Aprenda a surfar!

997
0
COMPARTILHE

Lembro de uma matéria de capa da Revista Premier onde o tema era o surf e a influência dele na vida de grandes empresários de Joinville. É incrível como o surf tem a ensinar para nós empreendedores. O que precisa ser feito para surfar uma onda, cabe perfeitamente para o mundo do empreendedorismo para alcançar o seu sucesso.
Comecei a analisar como é o dia a dia de um empreendedor com o dia a dia de um surfista. Para mim não foi difícil pois me considero os dois. E constatei 9 lições que quero compartilhar com vocês:


Lição 1 – Pesquisa e Análise: Deve-se pesquisar dias antes as condições do mar, do vento, que ondulação está vindo, qual a direção do vento… para saber onde vai ter onda. O surfista nunca entra no mar sem analisar todas as situações: onde a onda está quebrando, onde tem correnteza, para que lado a onda quebra, por onde é melhor entrar no mar… análises são importantes para evitar ao máximo surpresas desnecessárias.
Lição 2 – Preparo: Estar preparado para enfrentar o mar, as ondas, a correnteza, o caldo… ter uma boa alimentação, condicionamento físico, qualidade do sono… detalhes que juntos te ajudam e muito a atingir o sucesso, ou seja, conseguir surfar uma onda.
Lição 3 – Coragem:
Vencer o medo, enfrentar algo que não está em seu controle e que é muito mais forte que você. O surfista se coloca em situações desafiadoras, que causam medo, insegurança mas enfrentam o mar para seguir seu objetivo de surfar uma onda.
Lição 4 – Tranquilidade em momentos de crise: Levar um caldo, ser arrastado por uma onda não é para qualquer um. São 10/15 segundos de baixo da água que parecem 10 minutos. Ficar calmo, trancar a respiração, ter consciência das suas condições para superar isso e esperar esses segundos passar é importante para qualquer surfista que queira enfrentar o mar.
Lição 5 – Pensar grande, começar pequeno: Aprendemos a importância do caminho e não da chegada. Aprendemos que para conseguir surfar uma onda de 2 metros de altura, precisamos primeiro, aprender a surfar uma onda de meio metro de altura. E surfar uma onda de meio metro é bom demais!
Lição 6 – Humildade:  Respeitar o mar, suas condições, conhecer seus limites, saber que você é mais um ser pertencente àquele ambiente e que todo controle não está contigo e por isso você deve sempre reconhecer que o mar é uma força superior e muitas vezes você terá que aceitar, inclusive, que não irá surfar porque o mar está muito forte.
Lição 7 – Exploradores em busca do novo:  O surfista é um eterno insatisfeito. Estão sempre buscando novos lugares para surfar, para conhecer, para ir com os amigos pegar ondas nunca surfadas…. E quase sempre o resultado é incrível!
Lição 8 – Persistência: Entra no mar, rema, passa a ondulação, rema, se posiciona, analisa o mar, rema mais rápido que os outros surfistas e pega a onda… ufa! Quer pegar mais uma onda? Faça tudo de novo! Porque uma onda surfada te leva para a beira novamente.
Lição 9 – Celebração: Uhuuuuu! Cada onda surfada é uma conquista. E o que torna o surf essa ferramenta de transformação na vida é exatamente o prazer de comemorar a realização do objetivo. Porque surfar uma onda não é fácil. Comemorar te faz querer mais e essa sensação de conquista não tem preço!

O surf, além de nos dar um contato com a natureza de uma forma fantástica, também nos ensina muito em como lidar com os desafios do nosso dia a dia. Questione-se, faça um exercício de trazer para a sua realidade e para o seu negócio essas lições. Pesquise muito, analise seu negócio, seu mercado, prepare-se, invista em conhecimento, desafie seus medos, tenha paciência com as pessoas, reconheça que tudo possui um tempo para acontecer, só não fique de braços cruzados, comece com pequenas atitudes, aquelas que estão ao seu alcance, não desista do seu sonho e qualquer conquista, comemore!

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*