Mobilidade sustentável garante pontos e prêmios.

Mobilidade sustentável garante pontos e prêmios.

Em Joinville, agora é possível trocar pontos por prêmios ao usar modais mais sustentáveis, como bicicleta e transporte coletivo.

597
0
COMPARTILHE

Já pensou em ganhar pontos pelo simples fato de escolher fazer um trajeto de bicicleta, a pé ou usando transporte compartilhado? Melhor ainda: acumular esses pontos e trocar por recompensas, como comidas e bebidas, cupons de desconto, entre outros serviços e produtos do comércio local.

Agora, moradores e visitantes de Joinville têm essa chance. O movimento #VaiDeZica traz a proposta para a cidade com o objetivo de promover uma mudança de hábito e, ainda, contribuir com uma mobilidade urbana mais sustentável. O lançamento oficial do projeto é neste sábado (16/2), com o primeiro desafio #VaiDeZica.

A primeira tarefa propõe que os participantes percorram qualquer trajeto de no mínimo 5km a pé ou de bicicleta até o Pórtico Opa Bier, onde ocorrerá uma confraternização e receberão uma recompensa.

Em Joinville, o projeto-piloto conta com o patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da OPA Bier, além do apoio institucional da Prefeitura e da Embraco. O nome #VaiDeZica foi inspirado por Joinville ser considerada a “cidade das bicicletas”, conhecida localmente por Zica.

Adesão

O comitê de organização do projeto está com boas expectativas quanto à adesão de participantes. “Acreditamos muito na iniciativa e no potencial de mobilizar a comunidade de Joinville. Nossa expectativa é que teremos cerca de 5 mil usuários já no primeiro mês”, afirma a porta-voz do projeto, Tatiana Montero.

O projeto no Brasil foi inspirado no case da cidade italiana de Bolonha, o Bella Mossa (nome escolhido na região). A iniciativa apresentou resultados impressionantes: em 2017 foram registrados mais de 3,7 milhões de quilômetros de deslocamentos sustentáveis, sendo distribuídas mais de 16 mil recompensas.

Como vai funcionar

O primeiro passo é criar uma conta no aplicativo BetterPoints, que fará o controle e registro dos pontos acumulados. Você informa ao aplicativo sempre que for iniciar um trajeto e o modo de transporte escolhido naquele trecho. Ao final, você também precisa informar a conclusão da atividade. O GPS monitora o percurso realizado.

Tudo isso para evitar trapaças e, ainda, gerar dados interessantes, como a quantidade de CO2 (dióxido de carbono) – um dos gases causadores do aquecimento global – que deixou de ser emitido. O sistema não recompensa a distância percorrida, mas o deslocamento em si.

A pontuação varia de acordo com o modal escolhido e há uma distância mínima a ser percorrida. Os pontos podem ser trocados nos comércios parceiros e as recompensas, constantemente atualizadas, vão desde bebidas e comidas a atividades de lazer, artigos esportivos, entre outras.

Quem quiser pontos extras consegue também, já que a dinâmica do aplicativo é semelhante a um game. Ou seja, são propostos desafios que, se cumpridos, geram pontos ou recompensas adicionais. O objetivo é estimular os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo com mais frequência.

O aplicativo BetterPoints já está disponível gratuitamente para download no App Store e Google Play.

Transporte em Joinville

Em levantamento realizado em 2010 pela Prefeitura, o uso de bicicleta em Joinville representava 11% dos deslocamentos diários, com uma meta de chegar a 20% até 2025. No transporte coletivo, de acordo com dados de 2018, por mês são transportados 3,08 milhões de passageiros pagantes, que correspondem a aproximadamente 103 mil passageiros por dia.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*