MODA – DO CONSUMO AO REUSO

MODA – DO CONSUMO AO REUSO

Como as marcas estão se adaptando aos novos padrões de consumo em meio a tantas mudanças em tão pouco tempo.

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IMEDIATISMO

Desfile Burberry verao 16

A moda está passando por uma grande transição. Várias marcas adotaram um novo sistema de desfiles: agora os produtos já vão direto para as prateleiras das lojas logo depois deles acontecerem.

Com a consolidação do fast fashion, os consumidores têm a necessidade de imediatismo para as compras. É a geração IWWIWWIWI (I Want What I Want When I Want; “eu quero o que eu quero quando eu quero”). E as redes sociais tem papel importante na divulgação das marcas, muitas vezes mostrando ao vivo grandes desfiles, despertando o desejo de consumo naquele momento.

SPFW deverá ser híbrido em novembro e, a partir de 2017, já terá o novo formato. Quem decidiu não aderir a este novo sistema foi a turminha do Paris Fashion Week.

JEANS FEITO DE CAMISETA

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Na contramão do consumismo exagerado, vemos marcas como a Levi’s fazendo seu primeiro jeans com camisetas velhas de algodão. A ideia é reduzir o uso de recursos naturais como a água para diminuir os impactos ambientais que o setor vestuário causa. Para se ter uma ideia: fazer uma calça jeans do zero utiliza em media 11 mil litros de água!

O QUE VEM POR AÍ

textifood

Tecidos inteligentes, impressoras 3D produzindo roupas com materiais reciclados, feitos de fibras de alimentos e até tecidos biodegradáveis com bactérias estão vindo aí. Se você não quiser mais suas roupas de tecidos biodegradáveis, por exemplo, basta jogá-las na terra para que virem adubo.

PROJETO JACQUARD

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Na vibe dos tecidos inteligentes: o Google iniciou um projeto com materiais têxteis inovadores, que incorporam fibras condutoras e microchips diretamente no próprio tecido, transformando-o num têxtil conectado e sensível ao toque. O usuário poderá atender ligações interagindo com a própria roupa.

A ideia é transformar essa tecnologia toda num tamanho tão pequeno quanto de um botão e deixá-la invisível aos olhos humanos.

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