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Você sabe o que é SEO? E Inbound Marketing? Com a ascendência cada vez mais rápida de novos conceitos e tecnologias no campo digital, fica difícil se manter totalmente inteirado sobre o que está em alta quando falamos em marketing e publicidade digital.

Pensando em atualizar o vocabulário dos leitores, a Premier foi atrás de alguns dos principais termos eleitos pelas empresas do segmento digital como fundamentais nas estratégias digitais corporativas. Confira 13 conceitos definidos pelas agências A2C e Esauce – duas pioneiras em comunicação digital em Joinville, e saiba como aplicá-los em seu negócio.

Automação de marketing: Basicamente é a ação de automatizar alguns pontos de contato com os potenciais clientes, nutrindo-os de informação de forma inteligente e personalizada, identificando, interagindo e respeitando as particularidades de cada lead. Existem muitas ferramentas de automação que realizam o envio sistemático e organizado de conteúdo, como disparos de e-mail e até publicações nas redes sociais, além de oferecer a criação de landing pages, gestão de contatos e outras tarefas.

Big Data: As empresas e consumidores têm gerado um volume cada vez maior de dados digitais. Esses dados começam a ser minerados por robôs baseados em complexos cálculos matemáticos e são capazes de obter informações muito precisas. Os dois principais exemplos no dia a dia dos brasileiros são Facebook e Google, que armazenam nossos hábitos e gostos para revender nosso perfil de uso aos anunciantes.

CPC/CTR: São termos técnicos de mídia online. CPC indica “custo por clique”, ou seja, o valor pago pelo anunciante ao veículo todas as vezes que um usuário clica em uma peça gráfica ou anúncio em texto. CTR indica “clickthrough rate” (taxa de cliques), sendo a proporção entre as impressões de um anúncio versus os cliques realizados por usuários.

E-commerce: Venda de produtos e serviços por meios digitais. Há plataformas prontas que permitem a personalização da identidade visual de acordo com as diretrizes das marcas.

Inbound Marketing: Também conhecido como “marketing de atração”. Significa publicar conteúdo relevante em um canal de conversão (como website, blog ou rede social) com tópicos que sejam de interesse do seu potencial cliente para que seja possível atraí-lo. Após conseguir sua atenção, ofereça “iscas” para que ele deixe seu e-mail, telefone ou qualquer dado de contato para que você possa continuar abastecendo-o de informações em sua jornada de compra.

Lead: O termo está relacionado a qualificação de um contato de cliente em algum meio online. É o sinônimo de qualquer visitante que informe seus dados de contatos em troca de algum tipo de conteúdo da empresa.

Marketing de Proximidade: É uma ação de comunicação onde estabelecimentos comerciais (lojas, restaurantes, shoppings e afins) utilizam uma tecnologia especial para enviar anúncios aos clientes em seus dispositivos móveis quando estes estão se aproximando do local.

Outbound Marketing: É a estratégia mais tradicional de marketing, geralmente realizada com ações mais off-line, como envio de malas diretas, telemarketing, propagandas de TV, rádio, jornal e até a prospecção ativa em empresas, para visitas e apresentações. O processo costuma começar pela pesquisa sobre o prospect, em uma ligação/e-mail de prospecção voltado para entender os principais problemas. Após o primeiro contato, procura-se agendar uma apresentação para mostrar os diferenciais do produto ou serviço para então iniciar o processo de negociação e os outros passos do ciclo de venda.

SEM: Significa Search Engine Marketing (marketing em mecanismos de busca). É a obtenção de audiência via anúncios pagos como Google Adwords, aqueles que aparecem em destaque à medida que são realizadas buscas nos motores.

SEO: Sigla em inglês para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Conceitua um conjunto de aspectos que pode fazer seus projetos digitais serem mais bem indexados em mecanismos considerando a relevância e qualidade do conteúdo.

Remarketing: Ao aceitar os termos de uso dos websites, cada portal salva na máquina do usuário um pequeno documento de texto chamado ‘cookie’. Esses cookies registram alguns aspectos do comportamento do usuário, sempre sem a identificação direta (de modo anônimo). A técnica de remarketing permite que exibamos anúncios relevantes ao contexto do usuário com base em seus comportamentos passados à medida que ele navega em diferentes portais verticais, veículos etc.

ROI: ROI é a sigla em inglês que representa “retorno sob investimentos”, uma proporção simples entre os gastos em divulgação versus o acréscimo de vendas gerado.

User Experience: São aspectos subjetivos que influenciam na percepção de uso das pessoas quanto aos produtos e serviços do dia a dia. Em plataformas digitais, quando são seguidos preceitos de usabilidade e acessibilidade, é possível aprimorar a experiência do usuário.

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