Pães com fermentação natural: uma opção mais saudável

Pães com fermentação natural: uma opção mais saudável

1470
0
COMPARTILHE

da Redação  Foto Pablo Teixeira

 

Amor & Canela
Rua Tenente Antônio João, 859 |(47) 3425 4505
Rua Dr. João Colin, 1.893 | (47) 3473 5650

publi-amor-e-canela01

Comer melhor, viver melhor: este é slogan da Padaria Amor e Canela. Muito mais do que uma mera peça de marketing, esta mensagem norteia uma percepção de que temos, sim, opções de alimentação mais saudáveis e que novos hábitos alimentares nos levam a uma vida melhor.
Desde 2007, a padaria Amor e Canela faz pães europeus com fermentação natural. Trigo, água, sal e leveduras são a base de um bom pãozinho há milênios. A mistura destes quatro elementos faz o pão crescer e o trigo fermentar aos poucos, resultado da lenta e contínua ação biológica das leveduras. Até o século 19 era assim que o pão era feito. Até que um simpático francês, microbiologista, descobriu um meio de acelerar a fermentação. Pronto! Pão mais rápido para um mundo sem tempo a perder. A fermentação química descoberta por Pasteur foi incorporada e transformou o jeito de fazer pães.  Rosani Marchi, proprietária da Amor e Canela, volta ao passado e empenha-se em fazer pães devagar, que agradam não somente ao paladar mas também a nossa saúde.  “Comer melhor, viver melhor”, reforça.
Segundo a empresária, o pão fica mais crocante, macio, durável e, principalmente, não fermenta dentro do corpo. Portanto, esta maneira de fazer pães faz toda a diferença em relação ao tradicional. A iniciativa surgiu a partir de leitura de livros e viagens à Itália e França onde o hábito de comer pães com fermentação natural é disseminado. Após este contato, a Amor e Canela trouxe a Joinville um mestre panitieri especializado para fazer e supervisionar sua própria produção. “Ele ficou aqui ensinando, fazendo conosco e avaliando até considerar que estávamos prontos para comercializarmos”, conta Rosani. A confirmação veio recentemente, quando o mestre Maurice Paprais, francês especializado em panificação, trazido a Joinville pela FIESC, visitou a produção e assegurou que a Amor e Canela fabrica pães com a mesma qualidade que na França. “Nossa equipe ficou muito lisonjeada e mostra que estamos sim, no rumo certo, e que podemos mudar o conceito de consumo de pães em nosso meio”, ressalta Cleones Marchi, padeiro-chefe do time.
Para alcançar estes resultados foram realizados vários testes comparativos, pois foi necessário adaptar a técnica original ao clima e matéria-prima locais.  Segundo Rosani, o pão com fermentação natural exige calma e paciência e isso requer uma mudança cultural no modus operandi do padeiro.  Ela conta que para se alcançar a leveza e o sabor, a massa deve ficar entre três e oito dias descansando, quando sua evolução é reavaliada regularmente antes de ir ao forno de pedra, cujo calor ao assar fica melhor distribuído do que nos fornos industriais.
“Os pães com fermentação natural têm forma e conteúdo diferentes. Se a casca é mais crocante e o sabor mais leve, o conteúdo não deixa por menos. Esses pães são livres de lactose, gordura e açucares. Nosso corpo simplesmente percebe uma digestão mais suave, tanto é que muitos clientes contam que já não comem mais os pães tradicionais no dia a dia”, revela Rosani. Entre as opções de sabores há o Mediterrâneo com azeite de olivas; Rústico com farinhas integrais e centeio; pão de azeitonas verdes, semente de girassol e chia, todos com tecnologia italiana, além do recém-lançado Levain, que segue o método francês. Neste mês será lançado o pão Mezzo-Salle, com metade da quantidade de sal em comparação aos convencionais, uma sugestão de consumo incentivada pelo Ministério da Saúde da Itália e indicado para pessoas com hipertensão arterial.
Uma opção prática para quem vai viajar, principalmente para a praia, é comprar os pães pré-assados e congelados. “É só colocar no forno por alguns minutos e pronto. É uma alternativa fácil para o verão, pois facilita a vida sem abrir mão da qualidade”, salienta Rosani.

 

Amor & Canela
Rua Tenente Antônio João, 859 |(47) 3425 4505
Rua Dr. João Colin, 1.893 | (47) 3473 5650сварочный купить ценаблеск для губ со вкусомкласс лобановский банковские crmцветы новосибирсксервис ключевых словbrest.customs.gov.byмихаил безлепкин биографияігри для малят

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*