Para se lambuzar

Para se lambuzar

636
0
COMPARTILHE

Se você está contando os dias para abrir o ovo de Páscoa e se deliciar com tanto chocolate, pode começar a eleger seu favorito. Nas próximas páginas há várias opções de ovos, coelhinhos, trufas e cenouras que irão enfeitar as vitrines (e a sua casa)

 

Por Marcela Mayrinck  Fotos Pablo Teixeira

 

gastronomia01

 

Quando descoberto, por volta de 1500 a.C., o chocolate era raridade, consumido apenas por uma pequena parcela da sociedade – sacerdotes e nobres – devido ao alto custo. Enquanto na América Central os maias e astecas o consumiam em forma de bebida, adicionando apenas água quente à semente do cacau e fazendo um líquido amargo, que não agradou muito o paladar dos europeus que ali chegaram. Para adoçá-la, os  espanhóis passaram a acrescentar açúcar de cana, canela e anis. Aos poucos, o chocolate foi alcançando o paladar das camadas mais baixas até conquistar o gosto de todos. Atualmente, o Brasil é o quarto maior consumidor da iguaria no mundo, o que explica a enorme variedade de barras, bombons, ovos e coelhos de Páscoa.

gastronomia02

Colher de doce
Tendência há mais três anos em Joinville, os ovos de colher são uns dos mais procurados na estação do coelhinho. Segundo Larissa Roncelli, proprietária da Divino Sabor Chocolateria, eles chamam atenção pelo visual: “A embalagem, por ser transparente, dá água na boca”. Os recheios disponíveis no local são os mais diversos, como cereja, nozes, nutela, damasco, milho verde, pistache, café, anis e até limão. Mas a preferência do público fica por conta do clássico brigadeiro. Outras opções que a chocolateria faz especialmente para a Páscoa são o quebra-cabeça de chocolate ao leite e os ovos com casca trufada e cremosa. Também zelando pela qualidade, Larissa ressalta que até mesmo o brigadeiro usado nos recheios é feito com chocolate puro e em barra.

 

Receita
Para preparar o ovo recheado com brigadeiro, são necessários 300 gramas de chocolate ao leite ou a gosto para o ovo, duas caixas de leite condensado, uma colher (sopa) de margarina e 150 gramas de chocolate ao leite para o brigadeiro. O primeiro passo é derreter a barra (300 gramas) e, quando já estiver em temperatura ambiente, colocar na fôrma de ovo, deixar reservado enquanto se prepara o recheio, misturando os demais ingredientes em uma panela e mexendo em fogo baixo até começar a engrossar. Quando o ovo já estiver duro e consistente, despejar o brigadeiro e deixar esfriar.

 

Doce Páscoa
Um exemplo de diversidade é o chocolate “montado”, cujas peças são criadas separadamente para formar uma única figura. Dorotea Kasten, proprietária da Doce Beijo Chocolateria, diz que dessa forma os produtos ganham uma melhor apresentação. Mas ressalta: “A primeira preocupação é a qualidade e o zelo por fabricar bons chocolates”. A especialidade da Doce Beijo para a Páscoa de 2014 são os sabores diferenciados, voltados para o público adulto – já que as crianças sempre optam pelo chocolate ao leite, mais básico. Entre tais sabores estão os ovos feitos com diferentes recheios, como pimenta, damasco, caramelo com sal marinho (sabor que, depois que Barack Obama declarou ser o seu preferido, virou febre mundial) entre outros. Mesclando os chocolates escuro e branco, os coelhinhos da Doce Beijo encantam os olhos de qualquer um, independente da idade.

 

gastronomia03

Linha light
Além da diversidade de sabores, as chocolaterias dispõem das versões sem glúten e sem lactose. Outra boa escolha é o chocolate amargo, que, segundo Dorotea, é o mais saudável. Ela alerta também que o verdadeiro chocolate é aquele feito exclusivamente com manteiga de cacau.

 

Receita
O preparo destas fofurinhas não é muito simples. Primeiro é necessário quebrar o chocolate ao leite (próprio para derreter) em pedaços e derretê-lo em banho-maria, em fogo baixo, mexendo constantemente. Em seguida, depois de esfriar o chocolate, colocá-lo na fôrma e fazer as montagens. Para isso você irá precisar de diferentes moldes para fazer nariz, cauda, roupinhas, entre outros, e depois pintá-los.

 

Diversão para os pequenos
E já que Páscoa é sinônimo de trabalho dobrado para as chocolaterias, a Chocopp não ficou de fora. Criou, para este ano, o ovo de chiclete com bombom alpino. A ideia é apresentar ao público algo diferenciado, sem deixar de lado a qualidade. André Luis Coppi, dono da marca, conta que a excelência de seus produtos se deve, primeiramente, ao carinho dedicado na fabricação, e também à tradição de um processo realizado pela família há mais de 25 anos. “Desde o começo mantemos o mesmo tipo de produção, matériaprima e cuidados. Isso fideliza o público e o faz identificar nosso sabor.”, diz. Entre as exclusividades de Páscoa apresentadas por André estão ainda o ovo com açaí e, seguindo a tendência, o recheado com marshmellow, para comer de colher. Há os temas românticos, que segundo André são muito solicitados, podendo ser personalizados e até com sabores afrodisíacos, como a cereja com cobertura de chocolate e o bombom de pimenta.

 

gastronomia04

Dica
Por ter validade curta, o chocolate não deve ser consumido por mais de 60 dias após sua fabricação, pois tende a ressecar perder seu sabor gradativamente. É importante também, depois de aberto, conservá-lo em temperatura ambiente e evitar guardar na geladeira se estiver fora da embalagem.

 

Receita
Para se aventurar no ovo de chiclete, você vai precisar de 200 gramas de chocolate branco, 20 gramas de Mini Chiclet’s e 1,6 gramas de corante azul para chocolate. Derreta o chocolate em banho-maria, usando uma tigela de inox. Em seguida, o despeje em uma bancada de mármore para promover o choque térmico. Mexa constantemente o chocolate com uma espátula para que sua temperatura diminua. Com o auxílio de um termômetro culinário, verifique a temperatura até que ela chegue aos 29°C. Aqueça levemente o corante em banho-maria até ficar líquido. Depois misture ao chocolate e mexa bem, até que a cor fique uniforme. Por fim, acrescente o chiclete e misture novamente. Coloque tudo no molde de ovo, com o chocolate azul misturado ao chiclete, até que a parede da casca seja formada. Com o restante do chocolate, preencha o molde de bombom alpino.планшеты windowsflt полигон ооо киев https://il.topodin.com/seo/post/pokupka-ssylokpr фирмыплан pr кампании примеранализ плотности ключевых словукладка ламината на стену края и стыкиlucky 8 line

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*