Sabor à beira da piscina

Sabor à beira da piscina

Na estação mais quente do ano, confira quatro sugestões de pratos leves e frescos para aproveitar o verão com muito sabor.

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O verão é tempo de praia, sol, mar, piscina e… sabores refrescantes. Para quem não abre mão do bom paladar mesmo nos dias mais quentes, a chef Júlia Aiolfi do blog Delícias Lá de Casa (www.deliciasdacozinhaladecasa.blogspot.com) elaborou uma série de receitas deliciosas e fáceis de fazer. “Todas as elas são simples e rápidas de preparar, pensadas levando em conta, principalmente, que no verão ninguém quer ficar passando calor na frente do fogão. Tudo muito fresco e gostoso”, afirma. Então, anote aí e aproveite a degustação entre um mergulho e outro!

Salada de Abóbora Assada com Queijo Branco

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Segundo a chef, essa é uma receita leve, fresca e que pode ser servida com uma refeição completa. “Sirva com ou sem o acompanhamento de uma carne, que pode ser bife ou frango grelhado. É uma opção que sacia de verdade, com um mix de texturas e sabores. A cada mordida você sente um novo paladar”, garante. Para os veganos, Júlia ainda sugere substituir o queijo branco por tofu defumado.

Ingredientes:

– 600g de abóbora descascada e cortada em fatias

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva

– 1 colher de sopa de suco de limão

– 2 colheres de sopa de hortelã picada

– 200g de queijo branco picado em pedaços médios

– 50g de avelãs

– 8 tomates cerejas cortados ao meio

– 2 punhados de rúcula

– sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo: Coloque as fatias de abóbora em uma assadeira com sal, pimenta e 1 colher de sopa de azeite. Leve ao forno médio (180 graus), pré aquecido por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, tempere o queijo com o suco do limão, o restante  do azeite e a hortelã. Reserve. Quando a abóbora estiver assada, coloque junto os tomatinhos e as avelãs e coloque novamente no forno por mais 10 minutos. Para servir, coloque uma camada de rúcula, distribua a abóbora, tomatinhos e avelãs, coloque os pedaços de queijo e o caldo do tempero.

Rendimento: 4 porções.

Dicas da chef: 1. Substitua a avelã por nozes ou castanhas de sua preferência. 2. Utilize as sementes tiradas da abóbora para torrar e servir como aperitivo.

Molho de Iogurte para a Salada

Um tempero a mais à salada que Júlia garante ser gostoso, leve e super fácil de fazer. “Não quer nenhum tipo de habilidade para preparo”, diz.

Ingredientes:

– 1 pote de iogurte natural desnatado

– Suco de meio limão

– Sal e pimenta a gosto

– Páprica picante

Modo de Preparo: Misture o iogurte, o suco do limão, o sal e a pimenta. Sirva decorado com a páprica picante.

Dica da chef: A páprica pode ser picante ou doce. Use a de sua preferência.

Camarões Grelhados no Palito

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Uma excelente opção para ser degustada à beira da piscina. “Sem o palito também fica uma delícia como acompanhamento de uma salada verde”, indica a chef.

Ingredientes:

– Camarões grandes limpos

– Sal e pimenta a gosto

– Cachaça

– Suco de limão

– Azeite de oliva

Modo de Preparo: Tempere os camarões com sal, pimenta e suco de limão. Deixe na geladeira por 20 minutos. Grelhe os camarões em um fio de azeite de oliva até mudarem de cor. Coloque a cachaça e flambe. Sirva em palitinhos (Deixe para colocá-los no palito depois de prontos).

Dica da chef: Sirva os palitos de camarões mergulhados no molho de iogurte ou simplesmente servidos junto com uma salada de folhas.

Salada Caprese com Pesto e Mussarela de Búfala

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Para Júlia, essa é uma opção de salada ainda mais simples. “Sugiro retirar a casca e as sementes para que a receita fique mais macia e não tão ‘aguada’. Peneire o tomate para que ele fique bem sequinho”, recomenda.

Ingredientes:

– 1 tomate picadinho sem casca e sem sementes

– 1 bola de mussarela de búfala

– 1 punhado pequeno de manjericão

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva

– 2 colheres de sopa de avelãs ou castanha de caju

– 2 dentes de alho amassados

– 2 colheres de sopa de parmesão ralado

– 1 punhado pequeno de rúcula

– Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: Em um processador, coloque o manjericão, azeite, avelãs, o alho, o parmesão e a rúcula. Bata tudo. Monte uma camada com o tomate, coloque o pesto e por cima coloque a bola de mussarela. Regue com mais um pouco de azeite de oliva.

Rendimento: 1 porção.

Dicas da chef: 1. Você pode substituir as avelãs por nozes ou castanhas de sua preferência. 2. O prato também pode ser servido por cima de uma camada de rúcula com carpaccio.

Salada de Grão de Bico com Frango

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Para essa receita, a chef dá a dica: “Um prato fácil de ser preparado no começo do dia, se a ideia for deixar algo gostoso para o consumo à noite. Sugiro grelhar o frango com azeite ao invés de simplesmente cozinhá-lo desfiado para que a receita tenha um sabor mais latente”.

Ingredientes:

– 1 xícara de grão de bico cozido

– 1 xícara de peito de frango grelhado e picado grosseiramente

– 1 colher de sopa de cebola roxa picadinha

– 1 xícara de abacate picadinho

– 1 tomate picadinho

– Suco de 1 limão

– Azeite a gosto

– Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo: Misturar todos os ingredientes e servir em seguida.

Rendimento: 1 porção.

Dica da chef: Finalize com cheiro verde.

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