Tecendo o futuro

Tecendo o futuro

1025
0
COMPARTILHE

Com apenas 29 anos, Matheus Diogo Fagundes é vice-presidente de uma empresa de grande porte, ministra palestras de motivação e faz parte de dois comitês de âmbito nacional. Nas próximas páginas você irá conhecer de perto um cidadão que é feliz por fazer das vidas pessoal e profissional uma coisa só

 

Por Marcela Mayrinck  Fotos Pablo Teixeira

 

capa01

 

Engajado, esta é a palavra que define bem o perfil de Matheus. Á frente da 2Rios, empresa joinvilense voltada para confecção de lingeries, sabe da responsabilidade que carrega e conta com orgulho que os negócios da família vieram de encontro aos seus objetivos. Logo cedo começou a assistir palestras e fazer cursos na área de exportação e, depois, partiu para algo maior. “Aos 19 anos, filho único, já havia decidido estudar Comércio Exterior e vi na 2Rios a oportunidade de implantar um projeto que a fizesse crescer”, diz. O fato de ter passado a infância vendo os pais, Paulo Roberto Fagundes e Roseane do Amaral Fagundes, trabalhando duro na pequena fábrica – que hoje se tornou referência no sul do país – despertou no jovem Matheus a vontade de participar e colaborar de alguma forma para melhorá-la ainda mais.

 

“Aos 19 anos veio o interesse pelo comércio exterior e ao mesmo tempo por trabalhar na empresa. Sou grato por poder unificar ambos”
Em 2003 ingressou na faculdade de Administração com Habilitação em Comércio Exterior e, à medida que adquiria conhecimento, o aplicava em seu projeto de ampliar os negócios: “Não havia este setor na empresa, e eu vi que com ele poderíamos expandir nosso leque em vários aspectos”. E ressalta que o desejo veio sem imposições, pois seus pais nunca lhe forçaram a fazer parte da 2Rios. É por essa razão que Matheus acredita ter dado tão certo, pois na sua opinião as coisas devem acontecer naturalmente. Prova disso é que quase seguiu outra carreira: jogou futebol durante muitos anos e, como todo menino brasileiro, sonhava se tornar famoso. “Eu só estudava e jogava bola. Cheguei a fazer parte da seleção de juniores e fui para o Rio de Janeiro treinar”, conta Matheus, que, ao perceber que a realidade neste ramo é bem diferente do que se imagina aos 18 anos, enxergou nos estudos algo mais palpável para construir a carreira. Foi assim que, diferente de outros garotos de sua idade, Matheus começou a investir no seu futuro, da sua família e de Joinville.

 

capa02

 

“Estou vivendo o sonho da minha vida, que é estar satisfeito em todas as esferas da minha vida”

 

Nunca é cedo demais
Seguindo o exemplo dos pais, Matheus se empenhou ainda jovem no mundo empresarial, com bagagem mais completa, por crescer observando de perto todos os ângulo de gestão. Conta que viu seus pais cometerem alguns erros devido à imaturidade, mas alega que há um lado muito positivo nisso: “Começar cedo nos faz aprender na marra. Hoje eles estão ainda jovens, já passaram por muita coisa e poderão continuar tocando a fábrica nos próximos anos”, diz, enquanto diz, orgulhoso, a idade de seus pais (47 e 49), que atualmente ocupam os cargos de presidente e diretora de compras. Matheus defende que outro motivo para se dar início à carreira o quanto antes é a maior facilidade em acompanhar as constantes mudanças neste universo.
Com 29 anos, possui formação acadêmica e MBA em Gestão de Negócios, curso de Internacionalização e Competitividade – feito no Brasil e nos Estados Unidos -, é membro do Conselho Consultivo e do Comitê Gestor Texbrasil da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) e exerce também o cargo de vice-coordenador da instituição. Além disso, faz parte do Conselho de Competitividade do Plano Brasil Maior do Governo Federal. Com este currículo, é visível o esforço do empresário, que revela nunca ter gostado da expressão “filho do dono” e logo absorveu a ideia de que deveria fazer por merecer sua posição dentro da 2Rios. Aos poucos, com muita dedicação e seriedade, foi conquistando seu espaço, embora reconheça ter tido a vantagem de contar com a confiança de seus superiores desde o começo. “Claro que tive apoio e facilidade para iniciar um projeto de grande porte, mas me dediquei totalmente”, afirma. Ousado, implantou um setor ambicioso que visava ampliar as vendas para todas as regiões brasileiras e até  a outros países.
O resultado é um mercado aberto com toda a América Latina e, mais recentemente, o ponto de distribuição em Miami, nos Estados Unidos. O segredo, segundo o vice-presidente, é estar em constante busca pelo conhecimento, seja em cursos de atualização, em palestras ou até mesmo visitando diferentes lugares e observando seus perfis de negociação. Aliás, viagens fazem parte de sua rotina, já esteve na China e em Las Vegas – uma das que mais gostou -, em outras cidades dos Estados Unidos e na Europa.
Quando compartilha seu conhecimento nas palestras que ministra, Matheus busca motivar o público, ressaltando as muitas oportunidades neste setor, e defendendo que ter coragem é o primeiro passo para sair do lugar comum e lutar pelo que realmente se gosta de fazer.

 

 

Social x Profissional
Ao falar de vida pessoal e profissional, Matheus revela que para ele não há separação entre as duas coisas, pois seu trabalho faz parte de seu dia a dia, e demonstra encarar isso de maneira prazerosa.
Ele conta que vê os pais com mais frequência na empresa do que em casa. “Posso dizer que vivo em hotéis e tenho o endereço de correspondência na casa dos meus pais (risos). É no fim de semana que tentamos ficar juntos”, diz, contando que sempre que possível sai com os pais, a irmã Maria Paula Fagundes, de 12 anos, e a noiva Daniela Mattielo, com quem namora desde a adolescência e planeja casar este ano. Os programas variam entre jantares, passeios e cinema. Cinéfilo de carteirinha, Matheus assiste pelo menos três filmes por semana. E também curte sua paixão pelo mar nos passeios de barco e nos mergulhos, um de seus hobbies.
E é, inclusive, nestes momentos de lazer que surge, entre outros assuntos, a empresa. Segundo Matheus, esta é a oportunidade  para falar sobre o que aconteceu na correria da semana, discutir e pontuar detalhes: “A empresa é como uma filha. É claro que há divergências, o ponto negativo é que nós brigamos quase como irmãos”, diz, se referindo ao relacionamento com o pai, que sempre foi competitivo. Disputam no futebol, nos conhecimentos e também no trabalho, mas explica que se trata de uma competição saudável e que o “problema” é que um sempre quer fazer melhor que o outro, o que reflete positivamente no convívio e na empresa.
Já com os amigos, os encontros são menos freqüentes. Matheus tenta conciliar sua agenda para encontrá-los nos jogos de pôquer e nas partidas de futebol, cujo objetivo principal é manter contato, saber das novidades e se divertir com os velhos companheiros.

capa03

 

Entendido de mulheres
Há mais de 10 anos trabalhando no universo feminino, Matheus conhece bem os diferentes biótipos e preferências das mulheres. Do básico ao mais incrementado, revela que a roupa íntima está deixando de ser apenas artigo de necessidade e se tornando parte do look, como um acessório. Com criatividade, pensa em detalhes, como alças diferenciadas, bojos reforçados e tecidos mais elaborados, visando vestir bem, independente dos traços estéticos, e encher os olhos da mulherada.  “Conheço de lingerie tanto quanto as mulheres, dou até dicas para os amigos presentearem as namoradas”, brinca o empresário.

capa05

Matheus com a mãe Roseane, a noiva Daniela e o pai, Paulo Roberto

 

capa04

Matheus com Mariana Rios, atual modelo da marca

 

A 2Rios
A companhia nasceu em Rio do Sul, onde eram feitas a produção e venda para algumas localidades da região sul. Mas logo depois decidiram mudar para Joinville, cidade natal dos fundadores da marca e já pólo industrial na época. Apesar da expansão do mercado para São Paulo, Matheus conta que houve dificuldades no início, como peças que tinham que ser refeitas, crises financeiras devidas, entre outros, às oscilações econômicas que o Brasil enfrentava na década de 1990 e a falta de política de incentivo ao pequeno empresário. “Em um dado momento chegamos a ter que fechar as portas, mas demos a volta por cima e hoje olhamos para trás com a sensação de termos aprendido com isso. Depois de alinharmos marca, produtos e pontos de venda, os negócios progrediram rapidamente. Valorizamos o nosso crescimento porque ele não veio de maneira fácil”, comemora.
Ousado, mas sempre precavido, Matheus estudou a fundo antes de entrar no mercado americano. Analisou prós e contras, avaliou a receptividade do público consumidor, assim como as condições de investimento. Foram três anos participando de feiras e estreitando relações com órgãos do comércio local, no intuito de entender como as coisas funcionam por lá e posicionar o produto de forma adequada. Mais um motivo de alegria para Matheus, este é o primeiro centro de distribuição da 2Rios fora do Brasil.
Em âmbito nacional, um de seus objetivos é, além de continuar vendendo através do e-commerce e de representantes, ampliar a rede de franquias, que já possui uma loja no centro de Joinville e outra em Brusque. Tudo isso, segundo ele, é fruto do trabalho de sua equipe, que é considerada como uma extensão da família: “Nossos colaboradores se dedicam, trazem coisas novas e nos passam confiança. Sou muito grato a isso”.
Junto com tantas novidades, percebeu-se que era o momento de mudar a marca da 2Rios. “O produto evoluiu muito e a marca precisa acompanhar isso”, afirma o empresário. Esta nova “cara” visa seguir as tendências visuais e mercadológicas da moda íntima.
Ao ser questionado quanto a sua realização pessoal, a resposta veio rápido: “Sou muito feliz”, acompanhada de um sorriso aberto, que deixa claro que fazer do trabalho parte da vida é, para Matheus, a fórmula da felicidade, mas com uma ressalva: “O importante é fazer o que se gosta”.

 

Ping – pong
Um lema: dedicação total a tudo que faz
Um livro: “Sonho Grande”, de Cristiane Correa
Filmes: “À Procura da Felicidade” e “Click”
Um sonho: estou vivendo
Um artista: Mariana Rios
Uma viagem: Las Vegasсайт никосарекламное агентство тверьблендер купить ценагромкий смартфонпродвижение сайтов интернет рекламаразработка стратегии продвижения брендаполигон ооомонтаж паркетной доскикупить воронеж дополнительное оборудование для шиномонтажа

COMPARTILHE
Artigo anteriorLuxo à tiracolo
Próximo artigoEssencial aos olhos

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*