Tratamento Multifunções

Tratamento Multifunções

715
0
COMPARTILHE

beleza03

Do grego masso (amassar) e therapeia (terapia), a massoterapia tem sido o tratamento de beleza preferido por homens e mulheres no Brasil devido aos grandes benefícios que proporciona

 

Por Marcela Mayrinck  Fotos Pablo Teixeira

 

Proveniente das cidades médicas ou gregas, como Crotona (Itália Meridional e Sicília), Cirene (Norte da África), Rodes (Ilha Grega) Cnido (Extremo sul da Ásia menor) e Cós (Ilha Grega); a massoterapia era tida como um recurso clínico e terapêutico que auxiliava nos tratamentos de saúde. No Brasil, a técnica existe desde 1830. Com tantos anos de experiência e aplicação, as massagens são hoje um dos mais eficazes tratamentos estéticos, através dos quais é possível diminuir ou até eliminar gorduras localizadas, ativar a circulação sanguínea, relaxar, amenizar problemas ortopédicos e modelar a silhueta.

 

beleza02
De acordo com a fisioterapeuta e esteticista Jana Fantoni, da clínica que leva seu nome, a massagem é uma forma de terapia que promove flexibilidade, revigora a força de autoconfiança, traz alegria, felicidade e bem-estar. Rosemari Campos, esteticista da clínica Vasti, afirma que o procedimento chega a ser uma troca de afeto entre massagista e paciente. As profissionais também ressaltam que a avaliação é essencial, pois é através dela que se tem conhecimento do corpo do paciente, quais são os pontos mais sensíveis e o tipo de tratamento mais adequado. Vale considerar outros cuidados especiais, como climatizar e aromatizar o ambiente.

 

“A iluminação baixa também colabora para o relaxamento pré-massagem”, explica Jana, que conta que a drenagem linfática é a mais procurada, “devido às gordurinhas abdominais, que são a principal queixa da maioria”, completa Rose.
Visando atender cada caso especificamente, profissionais da área elaboraram diferentes tipos de aplicar massagens, de forma a atingir pontos corporais que necessitam de maior atenção. Entre elas estão a drenagem linfática, a lipoescultura manual, a bambuterapia, a massagem terapêutica da coluna e a com pedras quentes. Para esclarecer aos possíveis adeptos deste método, que não sabem por qual optar – ou a sua real necessidade -, seguem abaixo as definições e funções de cada uma:

 

beleza01

• Drenagem linfática: tem como objetivo reduzir os edemas linfáticos e pós-operatórios, assim como a celulite, retenção hídrica e o acne. Proporciona a regeneração e defesa dos tecidos, aumenta a diurese e eliminação de toxinas, desenvolvendo o equilíbrio do organismo. É muito útil após cirurgias plásticas, pois auxilia na cicatrização e elimina e evita o aparecimento de nódulos. A sessão dura em torno de uma hora e é recomendável, no mínimo, uma vez por semana.

 

• Modeladora: possui basicamente os mesmos princípios da drenagem linfática, com a diferença de reduzir medidas com mais eficácia. Por ser aplicada com mais vigor, pode ser um pouco dolorida nas duas primeiras sessões que, muitas vezes, causam os primeiros estímulos no tecido. Rose explica que o resultado da modeladora está na técnica: ritmo mais rápido e maior pressão. Mas ressalta: “Não é normal sentir dor depois da segunda vez e nem é essa a intenção, por isso a necessidade de profissionais qualificados”.

 

• Bambuterapia: trabalha rosto e corpo com varas de bambu que agem como uma espécie de prolongamento dos dedos para aumentar o alcance dos toques. O efeito imediato é a melhora da circulação. Em seguida vem o relaxamento nas áreas de tensão e melhor distribuição dos fluídos, como a linfa, o sangue e os líquidos intersticiais, o que favorece a drenagem e a diminuição da gordura localizada. Ideal para combater alterações circulatórias, celulite, gordura localizada, flacidez, dores musculares, tensões e estresse.

beleza04

• Pedras quentes: identifica os bloqueios energéticos e emocionais, auxiliando na renovação energética do corpo. Isso acontece porque o calor relaxa os músculos, permitindo assim uma pressão mais profunda, quando necessário. Fixadas em pontos energéticos do organismo, as pedras distribuem melhor o fluxo e balanceiam a energia do corpo e da mente.

 

• Lipoescultura manual: segunda mais procurada do ranking, o método é aconselhável tanto para quem quer perder peso quanto para os que desejam apenas melhorar seus contornos corporais. A aplicação se dá com técnicas de amassamento, deslizamento e pinçamento, em movimentos rápidos e intensos. Os resultados são a ativação da circulação do sangue, aumento da oxigenação e nutrição dos tecidos e aceleração do metabolismo, reduzindo medidas e celulite. Pode durar entre 30 minutos e uma hora.

 

• Terapêutica da coluna: foca nos principais músculos e nódulos de contração da coluna, que provocam dor e desconforto. Também inclui amassamento e pinçamento, além de fricção e deslizamento. Desta maneira é possível amenizar espasmos musculares nos ombros, pescoço e costas. O reiki, shiatsu e a reflexologia fazem parte desta terapêutica.
Jana deixa claro que a massagem por si só não elimina totalmente a gordura: “O efeito da mão é superficial, não penetra na célula. Ela drena, tira os líquidos acumulados no meio das células e leva para o intestino, onde são eliminados”. É aí que está a diferença entre as técnicas realizadas manualmente e as feitas mecanicamente, com o auxílio de aparelhos, como o manthus e a criolipólise. Conciliar atividades físicas e controlar a alimentação também são fundamentais. “Nada funciona apenas com o tratamento estético, é necessário estar atento à dieta e praticar exercícios para alcançar o resultado desejado”, ressalta a fisioterapeuta. Rose detalha que na celulite, por exemplo, as células adiposas estão inchadas e intumescidas, comprimindo os vasos sanguíneos que irrigam o tecido e aumentando a produção de colágeno que o afundam, causando os indesejados “furinhos” na pele. “A drenagem linfática melhora o fluxo sanguíneo, mas a pessoa deve entrar em uma reeducação alimentar e beber bastante água. Com atividade física o efeito é ainda mais positivo”, detalha.

 

 

ATENÇÃO!
Fora os cuidados mencionados acima, é fundamental se submeter a massagens executadas por profissionais com formação em fisioterapia ou massoterapia. Isso evita prejuízos ao paciente, como machucados, hematomas ou até mesmo aumento ou redução de áreas onde o processo não é recomendado.отзывы полигонхарьков криминальныеотзывов сайты самый надежныйпродвижение сайтов оптимизацияпродвижение бренда компаниимногофункциональный снифферкупить ноутбук в украине недорогокомпрессор передвижной цена

COMPARTILHE
Artigo anteriorSonho em Paris
Próximo artigoFritz & Frida

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*