COMPARTILHE

O turismo religioso mundo afora não para de crescer. De acordo com dados do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, somente no Brasil em 2014, cerca de 17,7 milhões de pessoas viajaram pelo país movidos pela fé.

Esse é um segmento que movimenta turistas de diversos locais do Brasil e do mundo para participarem de peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico e religioso, festas e até mesmo espetáculos de cunho sagrado.

A cada ano, o número de visitantes impulsionados a conhecer pontos turísticos e celebrações religiosas aumenta. Segundo dados do Ministério do Turismo, o número de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil com fins religiosos, por ano, é de cerca de 25 mil. O número representa 0,5 % do total de desembarques no país.

Confira a seguir as duas cidades para turismo religioso mais procuradas no Brasil e um dos destinos internacionais que mais recebe fiéis em todo mundo.

Vista_da_Basílica_de_Nossa_Senhora_Aparecida,_Aparecida_SP

Aparecida (SP)

Aparecida, no interior do estado de São Paulo, é um dos destinos mais procurados pelos fiéis no país. Por ano, a cidade, cuja população fixa chega perto de 37 mil habitantes, recebe cerca de 10 milhões de visitantes, que chegam de todas as formas: a pé, de carro e de ônibus.
Desde 2010, o número de turistas tem aumentado 10%, em média, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, sendo que em 2014 a cidade anunciou um número recorde de visitantes: 12,2 milhões, quase 400 mil a mais que em 2013.

Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano, Roma, a igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida e em 4 de julho de 1980 foi solenemente sagrada pelo Papa João Paulo II.

O templo tem como acesso a “Passarela da Fé”, que liga a Basílica Nova com a Igreja Matriz, outro local a receber vastas romarias de todos os cantos do Brasil e do mundo.
Na Igreja Nova estão a Capela das Velas, a Sala das Promessas e a maior motivação para a viagem de tantos peregrinos: a verdadeira imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Para receber os milhares de visitantes diariamente, o Santuário Nacional possui uma infraestrutura completa, de fácil acessibilidade para todos. Ali são encontrados setores de informação, de achados e perdidos, um centro de apoio ao romeiro com praça de alimentação, amplo estacionamento, fraldário e outros tantos serviços de utilidade pública, que tornam mais confortável e segura a vida do turista durante seu passeio à Cidade da Fé.

Avenida Doutor Julio Prestes, s/nº – Ponte Alta
Aparecida – SP CEP:12570-900
Telefones: (12) 3104-1000 | 0300 210 1210

nova-trento

 

Nova Trento (SC)

A cidade de Nova Trento (SC) se tornou a capital do turismo religioso catarinense após 1991, quando o Papa João Paulo II beatificou a Madre Paulina, que se consagrou pelo trabalho realizado na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, a cidade recebe cerca de 840 mil turistas por ano, sendo o segundo destino brasileiro que mais recebe fiéis, peregrinos e romeiros no País, atrás apenas de Aparecida do Norte. A cidade, símbolo do turismo religioso no Sul do País, apresenta dois santuários: Nossa Senhora do Bom Socorro, no Morro da Cruz, e o Santuário da Madre Paulina, que recebe cerca de 70 mil peregrinos por mês.

Santuário Santa Paulina

O complexo preserva relíquias que fizeram parte da vida de Santa Paulina e da história da fundação da cidade, como o antigo engenho da família, o museu colonial e uma réplica do casebre onde a jovem Irmã Paulina cuidou de doentes. Milhares de pessoas visitam o santuário todos os meses, especialmente em datas comemorativas e religiosas como a Festa Litúrgica de Santa Paulina, Corpus Christi, Finados, Páscoa e Natal. Aberto diariamente, das 7h às 19h.

Rua Madre Paulina, 3.988, Vígolo, a 6 km do Centro.
Telefone: (48) 3267-3030.

Jerusalem_Dome_of_the_rock_BW_14

Capital mundial do turismo religioso

Lá fora o turismo religioso também tem atraído desde sempre a atração dos viajantes. Entre eles, Jerusalém, em Israel é um destino com importância turística para diversas religiões, inclusive o cristianismo. O local recebe todos os anos milhões de turistas interessados em conferir de perto a cidade onde, segundo a crença cristã, Jesus Cristo deu seus últimos passos.

Uma das m ais antigas cidades do mundo, Jerusalém é conhecida como um centro espiritual e religioso desde o século X a.C. A capital político-administrativa de Israel é a maior cidade do país, com cerca de 750 mil habitantes, sendo considerada um território cristão, judeu e muçulmano.

O turista que viaja à Jerusalém certamente encontrará diversos fiéis em lágrimas e preces, situações muito comuns no dia a dia da cidade. Dividida entre Cidade Velha (limitada pelas muralhas) e Cidade Nova (lado de fora dos muros), Jerusalém se tornou um caldeirão cultural, misturando diversos credos e costumes.
Na Cidade Velha, ficam os locais mais sagrados para judeus, muçulmanos e cristãos: o Muro das Lamentações, a Mesquita do Domo da Rocha e a Via Sacra. A Cidade Nova guarda tesouros como o sítio arqueológico da Cidadela de Davi e o Jardim das Oliveiras.

A capital declarada de Israel ainda exibe um lado moderno com museus tecnológicos, bares lotados de jovens, que se divertem também em baladas de música eletrônica. É sem dúvida uma viagem fascinante, milenar e universal.

Pontos turísticos de Jerusalém
• Cidade Antiga de Jerusalém (bairros Judáico, Cristão, Armênio e Muçulmano)
• Esplanada das Mesquitas ou Monte do Templo
• Muro das Lamentações ou Muro Ocidental
• Basílica do Santo Sepulcro
• Cúpula da Rocha ou Duomo da Rocha
• Mesquita de Al-Aqsa
• Via Dolorosa
• Cenáculo
• Vale de Josafat
• Museu Arqueológico Rockfeller
• Museu Yad Vashem

Turismo em Israel

O turismo em Israel é uma das principais fontes de renda nacional. Somente em 2010 foi registrada a chegada pelo setor de cerca de 3,45 milhões de turistas. O país oferece ao viajante uma infinidade de locais históricos e religiosos, resorts, sítios arqueológicos, museus, salas de concerto, manifestações folclóricas e ecoturismo.

Apesar da grande maioria dos turistas que visitam Israel serem dos Estados Unidos, Rússia, Alemanha, França e Reino Unido, Igrejas brasileiras também promovem anualmente caravanas rumo ao país, uma viagem que une a vida espiritual, ensino e turismo.

São várias as congregações que reúnem fiéis e partem para o roteiro baseado em histórias bíblicas como a de Moisés, Davi e a de Jesus Cristo. Os pontos mais visitados por cristãos são: Mar Morto, Jericó, Galiléia, Nazaré, Cesaréa, Belém, Jerusalém, Egito, Mar Vermelho, Monte Sinai e outros lugares com significado religioso tanto do Novo, como do Velho Testamento.отзывы wobsцель реинжинирингаалександр лобановский жена qlik сколько стоит раскруткаузнать количество запросов по ключевым словамbobbi brown кистиконсульство австрии харьковcasino free online

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*