Um sonho real

Um sonho real

903
0
COMPARTILHE

Passado um ano da entrega do primeiro carro, o sonho do empresário sul-africano Elon Musk de produzir o Tesla S, um veículo elétrico de luxo, altamente confiável e de quebra com preço competitivo nos mercados europeu e americano, se tornou realidade, e promete sacudir, ou melhor, revolucionar o mercado automobilístico mundial.

 

 

motor02

Por Haroldo Marinho Fotos Divulgação

 

motor04

Ao ler e ouvir de quem já teve a oportunidade de dirigir o Tesla, percebemos que a descrição de incompáravel soa como rotineira. Infelizmente, para nós pobres mortais, ainda vai demorar muito tempo para podermos ter a oportunidade de testar e conferir o desempenho e a beleza das linhas do Tesla Model S em ruas brasileiras. Entre o desenvolvimento do projeto e concepção do primeiro carro, foram quatro anos de trabalho. Único de sua espécie, o Tesla S não emite uma grama seguer de poluentes e, de quebra, mescla a velocidade e beleza de um esportivo, com espaço de um sedã e o conforto e acabamento de bólido de luxo. Tudo isso ao custo de US$ 50.000 na versão básica, e US$ 70.000 na versão top. A obra de Franz von Holzhausen, ex designer da Mazda é produzida no Vale do Silício, na Califórnia/EUA.
Com autonomia de 500km (carga plena), 2.100kg, quase cinco metros, motor de 416 cv, carroceria em alúminio polido, acabamento interno com madeira, o Tesla em nada lembra os conhecidos modelos elétricos disponíveis neste mercado: Nissan Leaf (testado em 2012 pela Premier) e Toyota Prius. Ele não só desafia, mas compete com modelos de luxo como Porsche Panamera e Mercedes CLS. Sua versão top faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Se o controle de largada for desativado e controle de tração acionado, o Porsche toma 1 segundo do Tesla.

 

motor03

No centro de controle um enorme tablet de alta resolução que aciona praticamente todas as funções do carro. A dimensão facilita o uso, mesmo exigindo um tempo de adaptação. Ar-condicionado, som, luzes, suspensão pneumática (opcional), internet, abertura do teto panorâmico (quando houver), informação da viagem e do veículo, tudo pode ser comandado pelo tablet. Ou seja, o painel de bordo é um verdadeiro computador e vice-versa

 

motor01

 

Ficha técnica
Motor: elétrico com limite de 16 000 rpm
Potência: 416 cv a 5 000-6 700 rpm
Torque: 61,2 mkgf a 0-5 100 rpm
Câmbio: uma marcha a frente e outra a ré, tração traseira
Dimensões: largura: 196 cm – comprimento: 498 cm – altura: 144 cm
Peso: 2.100 kg
Porta-malas: 745 litros + 150 litros sob o capô
Suspensão dianteira: independente com triângulos sobrepostos
Suspensão traseira: multilink (sistema pneumático opcional)
Direção: pinhão e cremalheira com assistência elétrica
Aceleração: 0 a 100 km/h em 4,6 segundos
Velocidade máxima: 212 km/h
Autonomia com carga plena: 500 km2day.kh.ua продвижение сайта стоимостьалександр лобановский жена цифровая видеокамерамаркетинговый аудит сайтовзарегистрировать сайтлобановский александроптом косметика украинадетектор лжи звезды

COMPARTILHE
Artigo anteriorTaxidermia mania
Próximo artigoFritz & frida

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

*